DesignTutoriais

Como remover objetos de uma imagem no GIMP “magicamente”

O GIMP possui muitos recursos interessantes, um dos que eu mais gosto é o “Heal Selection”, uma ferramenta que permite remover objetos de uma imagem de forma “miraculosa”. Aprenda a fazer.

O filtro “Heal Selection” faz parte de um pacote de plugins extras do GIMP, então você precisa adicioná-lo, o nome dele é plugin-registry.

Você pode encontrar ele pelo gerenciador de aplicativos preferido, no Ubuntu você pode usar o Synaptic, ou fazer pelo terminal:

sudo apt install gimp-plugin-registry 

Depois de instalado, abra o GIMP e você verá que existem novas opções de efeitos no seu GIMP, aliás, este é um ponto forte do programa, você pode incrementar os recursos do editor através de complementos e plugins (normalmente grátis), fica aqui uma dica extra para você, dê uma olhada no nosso post “17 Dicas para você turbinar o GIMP“. 

Heal Selection

Hoje vou mostrar para você uma dos recursos mais legais do GIMP na minha opinião, o Heal Selection. Como comentei antes, você precisa instalar o complemento do Plugin-Registry para ter acesso a ele. Mas…

O que ele faz?

Basicamente, ele permite que você remova objetos de uma imagem preenchendo o fundo de forma automática, baseando-se no material em torno da seleção.

O primeiro passo é selecionar o objeto que você quer remover, para isso você pode usar qualquer ferramenta de seleção. Como neste exemplo eu quero remover uma nuvem, selecionei a ferramenta de seleção elíptica e desenhei um círculo em torno dela.

Para usar o “Heal Selection”, vá até o menu Filtros>>Realçar>>Heal selection…

Heal Selection no GIMP

Vai se abrir uma janela te dando algumas opções, sinta-se à vontade para explorar as opções que você tem ali até encontrar o melhor resultado, normalmente o padrão já traz um resultado interessante, neste caso, basta dar “OK”.

Heal Selection

Aguarde a aplicação do Filtro e você automaticamente verá o resultado, como na imagem abaixo:

Heal Selection, resultado no GIMP

Dependendo da complexidade do fundo, o resultado não será o ideal, mas mesmo assim não deixa de ser um efeito interessante. Combinando ele com outros efeitos do editor o resultado será excelente.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!