Open sourceUbuntu

Novo repositório PPA para drivers open source atualizados para o Ubuntu

Há algumas semanas atrás a Feral Interactive, a principal empresa que tem portados games para Linux nos últimos anos, pediu para que fosse disponibilizado para o Ubuntu o suporte para as versões mais recentes dos drivers de código aberto MESA de forma oficial pela Canonical. Até o momento não existe nada oficial, mas existem duas alternativas comunitárias.

Os drivers MESA costumam acompanhar o Kernel Linux, eles são os drivers de código aberto que acompanham as distros, e existem várias formas de você manter eles atualizados no seu sistema, o maneira mais comum é atualizando o Kernel Linux, você pode fazer isso manualmente ou usando um utilitário para facilitar as coisas, outra forma é instalar o repositório Oibaf e agora você pode usar um novo PPA também.

Isso vale para todos os que usam drivers de código aberto, seja Intel, AMD ou Nvidia, o PPA ainda é novo e experimental, então tenha em mente que se algo não funcionar você poderá ter alguns problemas no sistema até remover. Por este motivo, vamos ensinar apenas a fazer a instalação usando o terminal, isso afasta algumas pessoas mais leigas que se fizerem o procedimento e enfrentarem prolemas vão ter mais dificuldade:

sudo apt install ppa-purge 
sudo add-apt-repository ppa:paulo-miguel-dias/pkppa
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

Depois de instalado, reinicie o sistema para começar a usar a nova versão do MESA, caso algo dê errado utilize o ppa-purge para remover:

sudo ppa-purge ppa:paulo-miguel-dias/pkppa

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!