Basalt Software cria sistema baseado em Linux para concorrer com o Windows na Rússia

Basalt Software cria sistema baseado em Linux

Que a Rússia não vai muito com a cara das grandes empresas dos EUA não é uma grande novidade, não é só no aspecto tecnológico que os países não se dão bem, existem muitos fatores políticos e até mesmo históricos no meio disso tudo, mas mesmo assim, o Windows ainda é uma plataforma muito popular “na terra da Vodka”, pelo menos por enquanto.

Depois no lançamento do Windows 10 as coisas esquentaram para a Microsoft na Rússia, há algum tempo atrás alguns advogados queria banir o sistema da Microsoft do país alegando espionagem.

Conforme o tempo passa, o ideal do país fica mais claro, eles não querem depender de nenhuma tecnologia norte americana, por isso eles já tem seu próprio buscador e “Google Chrome”, o Yandex, estão planejando seu próprio sistema Mobile e já utilizam Linux, que é algo “sem dono”, como solução interna no departamento de tecnologia do Governo.

Mas diferentes das outras tecnologias, o sistema operacional dos computadores é algo muito enraizado na forma com que as pessoas utilizam a tecnologia, só pelo fato da Microsoft dominar este mercado há décadas, isso faz com que uma grande mudança, não só do Governo ou de empresas, onde isso pode ser imposto, tanto pelos líderes do estado, quanto pelos diretores das empresas, nos lares das famílias Russas seja um pouco mais complicada.

Para tentar dar uma opção viável para o público comum (e de quebra para o corporativo e governamental), a empresa Russa Basalt Software anunciou o lançamento de seu sistema operacional baseado em Linux, não temos informações sobre o nome ou imagens dele, mas assim que houver atualizações, elas serão postadas aqui no blog.

Segundo informaçõesa empresa teria gasto 1,5 milhão de dólares neste ano para o desenvolvimento da plataforma que usa o Linux como Kernel e no próximo ano mais 4 milhões serão investidos. Uma parte, cerca de 2,4 milhões, serão utilizados para dar vida a um “suporte de primeira”, segundo eles, e o restante, gasto em marketing e divulgação da nova plataforma. Não temos informações sobre o valor do sistema operacional, mas tudo indica que ele será grátis.

Fique ligado por aqui, quando tivermos novidades sobre este nova distro Linux russa, você vai ficar sabendo.

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste
Insync 3 agora traz suporte do OneDrive para o Linux
Continue lendo

Insync 3 agora traz suporte do OneDrive para o Linux

Como noticiamos em um post no começo deste ano (2019), a empresa por de trás do Insync (nome que ela leva também), tinha anunciado que estaria lançando um Beta do seu aplicativo e que o mesmo estaria trazendo o suporte ao OneDrive (serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft). Eis que o dia chegou.