NotíciasSistemas operacionais

Lenovo bloqueia a instalação de Linux em alguns modelos de Notebook

Uma parte da internet foi tomada por comentários e relatos de que a Lenovo estaria impedindo deliberadamente que os usuários modificassem o sistema operacional de Notebooks da empresa, saiba mais:

Algumas reclamações quanto a Lenovo impedir a formatação de alguns de seus notebooks apareceram no Reddit fazendo que a empresa fosse à público para explicar a situação. Em meio a algumas desculpas “esfarrapadas”, a Lenovo afirma que o motivo do bloqueio seria um contrato com a Microsoft, contrato esse que fazia com que as pessoas compradoras de determinada linha de Notebooks, no caso a linha “Signature Edition”, não pudessem utilizar outro sistema operacional no computador, que não seja o Windows 10.

Segundo um usuário do Reddit, o Notebook Yoga 900 da Lenovo que ele possui, não permite uma pequena modificação na BIOS que permitiria a formatação. Para mim não ficou claro se a decisão afeta somente os usuários Linux ou se outras versões no Windows também não podem ser instaladas, pela descrição do problema, isso deve acontecer também com pessoas que prefiram utilizar o Windows 7 e 8 também.

O mais estranho foram os relatos que começaram a aparecer na internet à cerca do assunto, pessoas dizendo que “os fóruns da empresa estava lotados de pedidos de suporte” como este e que a empresa simplesmente apagava os tópicos como se nada tivesse acontecido. Não sei se isso é ou não verdade, mas que é estranho, sem dúvidas.

A Lenovo teria afirmado que o problema estaria nos drivers do Kernel Linux que ainda não tinham sido atualizados para reconhecer o RAD0 que o Notebook Yoga 900 tinha, isso é curioso pois até onde eu saiba, quem libera drivers é própria fabricante, ou seja, a Lenovo, se eles realmente estivessem dispostos a ajudar, a cavalaria já teria sido chamada.

Segundo o usuário que levantou toda a questão no Reddit, ainda que efetivamente não existissem drivers para isso, uma pequena mudança de opção da BIOS permitiria que o RAID fosse desfeito e que o computador fosse utilizado de outras formas, mas essa opção está, segundo ele, deliberadamente bloqueada.

O que você acha do caso?

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!