Sistemas operacionais

Lubuntu começa a migrar a interface do sistema de LXDE para LXQt

Os desenvolvedores do Lubuntu, distribuição Linux baseada no Ubuntu com a interface gráfica (até o momento) LXDE, anunciaram que o processo de migração de interface para o LXQt está finalmente começando.

O LXDE é uma dar interfaces gráficas mais leves disponíveis atualmente para distribuições Linux e o Lubuntu é um dos melhores representantes destes sistemas, juntando o ecossistema do Ubuntu com a leveza da interface LXDE foi que o Lubuntu acabou se tornando preferência de muitos usuários que possuem máquinas mais modestas.

Apesar de ser muito popular, o LXDE passou por poucas atualizações nos últimos anos que causassem uma grande mudança visual ou que modificassem funcionalidades da interface, tudo isso por conta do desenvolvimento do LXQt, uma interface gráfica que juntará o LXDE com o RazorQt, misturando assim os conceitos de leveza com alguns recursos comuns da interface KDE.

Isso fará com que o Lubuntu deixe de usar bibliotecas GTK+ prioritariamente, provenientes do projeto Gnome, e passe a usar o Qt, que até mesmo o Unity 8 do Ubuntu está tirando proveito atualmente, entre muitos outros projetos.

Lubuntu LXQt

É provável que o Lubuntu 16.10 Yakkety Yak seja lançado com o LXQt como desktop padrão, considerando que ainda estamos um pouco longe do lançamento da versão que sai somente em Outubro, os desenvolvedores ainda tem várias semanas para adaptar o LXQt no Lubuntu. 

Em breve estarão disponíveis as primeiras imagens para download e testes do sistema com a nova interface 

através das Daily Builds.

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!