Como converter um arquivo “.img” em “.vdi” para usar no VirtualBox

Recentemente nós fizemos alguns vídeos apresentando o Endless OS, um sistema operacional baseado em Linux que tem uma proposta educacional muito consistente, porém, algumas pessoas tiveram dificuldade em testar o sistema por máquina virtual, por conta do formato de distribuição do sistema não ser em .iso, e sim em .img, mas, isso não será mais problema.

Convertendo img em vdi


Sem muita enrolação, vamos ao procedimento que é muito simples.
O primeiro passo é você já ter o VirtualBox instalado, então instale ele no seu sistema, seja baixando o instalador do site, seja baixando da Central de Programas.
Depois de ter ele instalado corretamente, abra o seu terminal no Linux e vá até a pasta onde você tem o arquivo com a extensão .img e rode o seguinte comando:

VBoxManage convertfromraw –format VDI arquivo.img arquivo.vdi

Onde arquivo.img em vermelho é o nome do arquivo .img que você deseja converter um disco do VirtualBox e arquivo.vdi em azul é nome do arquivo final em formato de disco do VB que você deseja.
Depois disso, basta você substituir o arquivo vdi, que é a unidade de disco no VirtualBox e adicionar a que você acabou de criar. É só isso, neste caso em específico, você pode testar o Endless OS no VirtualBox.
Até a próxima!

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Talvez Você Também Goste