CentOSDebianEditorialLinux MintOpenSUSESistemas operacionaisUbuntu

7 distribuições Linux que você pode usar na sua empresa

As distribuições Linux são versáteis, existem sistemas para todas as finalidades, desde uma distro para ser utilizada no computador da secretaria ao seu servidor onde serão armazenados os preciosos dados da sua empresa. Vamos mostrar aqui 7 distribuições Linux que são comumente utilizada nas empresas e que você pode utilizar na sua também.

A nossa lista não vai necessariamente do melhor para pior, ou o inverso, afinal, tudo isso é bem relativo a sua necessidade. Vamos focar em mostrar sistemas que são robustos e amigáveis o suficiente para atender a demanda empresarial, considerando estabilidade, acessibilidade, compatibilidade e suporte como características primordiais, vamos lá?

1 – Red Hat Enterprise Linux (RHEL)

Red Hat Enterprise Linux

A Red Hat é uma das mais famosas e sólidas empresas que trabalham com Linux. A empresa e o a sua distribuição, o Red Hat Enterprise Linux, além de ser influenciadora de outros projetos como o CentOS e o Fedora, é a escolha de muitas empresas para serviços profissionais, especialmente graças ao suporte. Certamente é uma escolha boa para o seu negócio, porém, os serviços da Red Hat não são dos mais baratos, por isso, muitas pessoas optam pela próxima distro da nossa lista.

– Site do Red Hat

2 – CentOS

CentOS

Bom, não há tanto o que acrescentar aqui. O CentOS é basicamente o Red Hat, só que sem a Red Hat com seu suporte e programas específicos por trás. Muitas empresas acabam optando por ele pelo seu custo zero e por ter basicamente as mesmas qualidades da distribuição “do chapéu vermelho”, bastando assim investir da equipe técnica que vai cuidar do sistema. Ele também normalmente é utilizado em servidores.

– Site do CentOS

3 – SUSE Linux (openSUSE)

SUSE Linux

SUSE é uma das distribuições Linux mais antigas, assim como o Red Hat, sua história está mesclada com os primeiros passos no Linux no mundo empresarial. Não tão popular no Brasil, o SUSE faz muito sucesso na Europa e a opção de muitas empresas.

O openSUSE a versão comunitário do SUSE Enterprise Linux, numa relação semelhante ao que o Red Hat tem com o CentOS, porém, ainda mais unificado entre os projetos, que são basicamente o mesmo sistema. (Cabe observar que o openSUSE possui versões de lançamentos regulares e versões Rolling Release, preste atenção na hora de fazer a escolha). O openSUSE pode ser utilizado tanto como Desktop, como em servidores.

Veja também: Análise completa (mesmo!) do openSUSE

– Site do SUSE

– Site do openSUSE

4 – Ubuntu

Ubuntu para empresas

É difícil fazer uma lista de qualquer sobre distribuições Linux sem incluir o Ubuntu. O sistema é literalmente “pau para toda obra”. Muitas empresas o utilizam como Desktop para os funcionários, e ele certamente é uma das melhores opções dentre as distribuições Linux para atender a usuários finais, porém, ele não se resume a isso, o Ubuntu como servidor também é amplamente utilizado ao redor do mundo nos mais variados serviços. Com versões LTS e com suporte comercial, o Ubuntu pode ser uma alternativa interessante para o seu negócio.

– Site do Ubuntu

5 – Linux Mint

Linux Mint

O Linux Mint se consolidou ao longo dos anos como a porta de entrada para o mundo Linux de muitos usuários. Graças a sua interface familiar é perfeitamente possível utilizá-lo em máquinas “simples” que vão ser operadas por leigos, ou onde o computador é compartilhado. Conheço algumas empresas que optaram por ele pela curva de aprendizado baixa.

O Mint não possui nenhum plano de suporte como o Ubuntu, mas por se basear nele, praticamente toda a documentação do sistema da Canonical serve para o Linux Mint, salvo algumas exceções. O ideal é utilizar o Mint como Desktop mesmo, para servidores existem distros um pouco melhores, como algumas que já foram comentadas no post.

– Site do Linux Mint

6 – Debian

Debian em empresas

Assim como o Ubuntu, é difícil fazer uma lista sobre distribuições Linux sem falar no Debian. O Debian é um dos sistemas mais estáveis que existem. Sua versão estável é utilizada largamente por servidores que precisa de um sistema robusto e com pouquíssimos bugs. Não tão popular em desktops, talvez Ubuntu e Mint sejam opções melhores, o Debian com um pouco de tratamento e alguns ajustes, também pode desempenhar esta função.

Existem muitas empresas multinacionais que investem no Debian, justamente por utilizarem a distro em seus produtos, trabalhos e serviços, certamente você estará em boas mãos. O Debian também é um sistema multiplataforma, que roda em diversas arquiteturas diferentes.

– Site do Debian

7 – Qubes OS

Qubes OS

Se Debian Ubuntu são figuras populares nestes listas, o mesmo não se pode dizer do Qubes OS, ele tem uma proposta muito interessante e que pode ser do interesse de muitas empresas, ou de quase todas, segurança. 

Dica: Leia a página da Wikipédia do sistema para entender melhor.

O que o QubesOS consegue fazer é trabalhar com virtualização de vários sistemas e uniformizá-los sob uma interface contendo aplicativos com perfis de acesso diferentes, ainda que rodem de forma simultânea, eles são isolados um dos outros. Isso permite que você tenha um navegador de internet ou um editor de texto destinado ao trabalho e um outra janela com perfis de acesso diferentes que você pode usar para acessar vídeos no YouTube, confira o vídeo explicado (em Inglês) logo abaixo:

– Site do Qubes OS

Com Linux você vai além!

Claro que essa lista não é imutável, então se você acha que mais alguma distribuição deveria figurar por aqui, fique à vontade para adicioná-la a nossa lista através dos comentários, assim mais pessoas poderão ficar sabendo das alternativas.

Leia também: 30 grandes empresas que usam Linux

É comum pensar no Linux nas empresas em servidores, mas ele vai muito além disso, é possível fazer dos sistemas baseados em Linux companheiros fiéis e indiscutivelmente úteis para o dia a dia de empresas de todos os tamanhos.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!