TutoriaisUbuntu

Como ativar todos os núcleos do seu processador no boot do Ubuntu

O Ubuntu possui uma configuração de de “Concurrency” que permite habilitar todos os núcleos,isso faz com que o Boot do seu sistema seja mais rápido que o normal e pode até melhorar o desempenho em determinadas aplicações.

A ideia para este tutorial surgiu de uma conversa com um seguidor do blog, o Bernardo Ramos, ele me mostrou um vídeo de um tweak que pode ser feito no Windows para ativar todos os núcleos do processador na inicialização do sistema.

https://www.youtube.com/watch?v=8unagKHPGt8&feature=emb_title

Ele me perguntou se era possível fazer o mesmo no Ubuntu, a reposta é: Sim, é possível. E francamente, é até mais fácil.

Para ativar todos os núcleos do seu processador no boot do Ubuntu basta rodar este comando no terminal:

sudo gedit /etc/init.d/rc

Ao rodar este comando, o Gedit vai ser abrir com o arquivo de configuração, você pode substituir o Gedit por qualquer outro editor de texto de sua preferência.

Pressione as teclas de atalho “Ctrl+F” para abrir a caixa de pesquisa e digite a palavra “Concurrency“.

Configure no Gedit

Como você pode ver na imagem acima, ela aparece em vários trechos do arquivo, porém, só precisamos alterar as duas linhas assinaladas pelas setas, deixando o arquivo como ele está, ou seja, você precisa comentar a linha 

CONCURRENCY:”none” e descomentar a linha CONCURRENCY:makefile.

Dica: “Comentar” significa adicionar o símbolo “#” antes da palavra, e “descomentar” significa removê-lo.

Feito isso, salve o arquivo e reinicie o computador, provavelmente na própria inicialização você poderá sentir um tempo de boot reduzido.

Mas vamos aos testes… 

Vamos lá, apesar da dica ser interessante, o cara do vídeo do Windows afirmava que aumentava muito o desempenho e etc… Eu estou usando há dois dias esta configuração no meu Notebook e só posso informar que no meu caso a diferença na usabilidade não foi muito grande. Para ser sincero, eu não à percebi, pelo menos em termos práticos, no teste de benchmark foi diferente.

Como você viu no vídeo acima, o YouTuber, ThioJoe, utilizou um software chamado “GeekBench” para fazer os testes de desempenho, felizmente este programa possui uma versão para Linux.

Veja como usar o GeekBench no Linux para fazer benchmarks de processador

Eu fiz também os testes e realmente nos testes de benchmark o resultado foi notável:

CONCURRENCY:”none” 

Benchmark Ubuntu com GeekBench

CONCURRENCY:makefile

Geekbench Ubuntu

Como você pode ver, a pontuação subiu consideravelmente. Mas é só isso…

Realmente, tirando o teste de benchmark não senti diferença na usabilidade no sistema e nem no Boot, uma vez que uso SSD e ele já é bem rápido por padrão, tive alguns travamentos estranhos ao editar um vídeo no Kdenlive também, mas pode ter sido coincidência.

Vou deixar que você teste e também dê um feedback, quem sabe com Discos Rígidos tradicionais a diferença seja maior, por isso é importante que você comente se a modificação deu alguma diferença para você.

Para desfazer a alteração que você fez, basta editar novamente o arquivo e comentar novamente a linha CONCURRENCY:makefile e descomentar a linha CONCURRENCY:”none”.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
2695 postagens

Sobre o autor
Criador do blog e canal Diolinux, alguém que acredita em liberdade de escolha e é apaixonado por música e tecnologia.
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoTutoriais

    Faça o backup de site com essas 2 técnicas!

    VídeoTutoriais

    Não deixe a bateria acabar com o Battarang!

    VídeoTutoriais

    4 dicas para quem está migrando para Linux