AplicativosTutoriais

Como usar o Thunderbird minimizado

Vamos dar uma dica muito útil para você que fica enviando e recebendo e-mails todos os dias! Sabe o Thunderbird? O gerenciador de e-mails mantido há muitos anos pela Mozilla, a mesma empresa que desenvolve o Firefox, e que agora está sem desenvolvimento centralizado e exposto para a comunidade? Houveram até alguns boatos de que o pessoal do LibreOffice iria abraçar a ideia, mas nada foi confirmado até então.

Muitas pessoas usam o Thunderbird, tanto no Linux como em qualquer outro sistema, uma vez que ele é multiplataforma, e tem um recurso que você pode configurar no gerenciador de e-mails que faz com que ele fique minimizado na tray do sistema, isso permite que cada vez que você receber um e-mail, você seja notificado na área de trabalho, sem precisar deixar a aplicação aberta permanentemente; é uma mão na roda, não é, não? 🙂

Bom; como fazer isso? Você pode se perguntar. Uma das coisas mais legais que o Thunderbird tem e que poucos sabem é que, assim como o navegador Firefox, o Thunderbird tem a possibilidade de usar extensões para complementar as suas funcionalidades.

FireTray – Usando o Thunderbird Minimizado

A extensão que faz essa “mágica” no Thunderbird se chama FireTray. Agora você vai aprender a habilitar a função no seu Thunderbird.

1 – Abra o Thunderbird normalmente, você verá no canto superior direito um menu no estilo “hamburger” onde você deve clicar, no sub-menu que se abrir clique em “complementos”.

Minimizando o Thunderbird para Tray do sistema

2 – Uma nova aba vai se abrir no gerenciador de e-mails onde você poderá pesquisar pela extensão FireTray.

Instale a extensão FireTray no Thunderbird

Muito bem, estamos quase terminando. Nesta tela você deve clicar no botão “instalar” que fica na parte direita da tela, aguardar o download da extensão (ela não é muito grande), após a instalação, para ativar a extensão, será necessário reiniciar o Thunderbird. Se tudo deu certo, você verá um ícone na tray do seu sistema.

Thunderbird tray

No caso do Ubuntu, toda vez que você recebe um e-mail o ícone da “cartinha” fica colorido e existe também um som de notificação. Mais opções podem ser configuradas clicando no ícone do Thunderbird, nas preferências.

Pode ser que em outras interfaces o ícone indicador não apareça, mas mesmo assim as notificações deverão funcionar corretamente.

Gostou da dica? Então ajude a espalhar o conhecimento e compartilhe o conteúdo com os seus amigos e até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!