Como usar o Thunderbird minimizado

Como usar o Thunderbird minimizado

Vamos dar uma dica muito útil para você que fica enviando e recebendo e-mails todos os dias! Sabe o Thunderbird? O gerenciador de e-mails mantido há muitos anos pela Mozilla, a mesma empresa que desenvolve o Firefox, e que agora está sem desenvolvimento centralizado e exposto para a comunidade? Houveram até alguns boatos de que o pessoal do LibreOffice iria abraçar a ideia, mas nada foi confirmado até então.

Muitas pessoas usam o Thunderbird, tanto no Linux como em qualquer outro sistema, uma vez que ele é multiplataforma, e tem um recurso que você pode configurar no gerenciador de e-mails que faz com que ele fique minimizado na tray do sistema, isso permite que cada vez que você receber um e-mail, você seja notificado na área de trabalho, sem precisar deixar a aplicação aberta permanentemente; é uma mão na roda, não é, não? 🙂

Bom; como fazer isso? Você pode se perguntar. Uma das coisas mais legais que o Thunderbird tem e que poucos sabem é que, assim como o navegador Firefox, o Thunderbird tem a possibilidade de usar extensões para complementar as suas funcionalidades.

FireTray – Usando o Thunderbird Minimizado

A extensão que faz essa “mágica” no Thunderbird se chama FireTray. Agora você vai aprender a habilitar a função no seu Thunderbird.

1 – Abra o Thunderbird normalmente, você verá no canto superior direito um menu no estilo “hamburger” onde você deve clicar, no sub-menu que se abrir clique em “complementos”.

Minimizando o Thunderbird para Tray do sistema

2 – Uma nova aba vai se abrir no gerenciador de e-mails onde você poderá pesquisar pela extensão FireTray.

Instale a extensão FireTray no Thunderbird

Muito bem, estamos quase terminando. Nesta tela você deve clicar no botão “instalar” que fica na parte direita da tela, aguardar o download da extensão (ela não é muito grande), após a instalação, para ativar a extensão, será necessário reiniciar o Thunderbird. Se tudo deu certo, você verá um ícone na tray do seu sistema.

Thunderbird tray

No caso do Ubuntu, toda vez que você recebe um e-mail o ícone da “cartinha” fica colorido e existe também um som de notificação. Mais opções podem ser configuradas clicando no ícone do Thunderbird, nas preferências.

Pode ser que em outras interfaces o ícone indicador não apareça, mas mesmo assim as notificações deverão funcionar corretamente.

Gostou da dica? Então ajude a espalhar o conhecimento e compartilhe o conteúdo com os seus amigos e até a próxima!

Talvez Você Também Goste
As extensões resolverão a "falta de desktop" no GNOME?
Continue lendo

As extensões resolverão a “falta de desktop” no GNOME?

Enquanto ambientes gráficos como KDE Plasma e Cinnamon Desktop estão ampliando cada vez mais as opções voltadas para o desktop, o GNOME vai na contramão desse movimento e abandona esse conceito, ao menos de forma nativa. A promessa é que essas funcionalidades voltem através de uma extensão chamada "Desktop Icons", além de toda uma família de extensões disponíveis que acrescentam funcionalidades, mas será que isso se resolve com uma extensão?