NotíciasUbuntu

Ubuntu Tweak será descontinuado

Uma notícia ruim para quem gosta do popular software de personalização do Ubuntu, o Ubuntu Tweak. O desenvolvedor da aplicação anunciou que não pretende dar continuidade ao projeto.

O desenvolvedor da aplicação, Tualatrix Chou, anunciou que não pretende mais dar continuidade para o projeto Ubuntu Tweak. Ele tinha parado há alguns anos atrás também, mas como a comunidade Ubuntu pediu muito para que ele continuasse ele manteve o projeto ativo até agora.

Por conta de falta de tempo e também de interesse por parte do desenvolvedor o projeto está parando, o site oficial já está fora do ar e possivelmente os repositórios também estarão em breve. De fato, o Ubuntu não recebia uma grande atualização desde o Ubuntu 11.10, lá de 2011, os ajustes feitos apenas efetivavam a compatibilidade com as versões mais novas.

Felizmente não dependemos do Ubuntu Tweak, ainda que ele seja excelente, para configurar a aparência e comportamento do sistema, para isso temos o Unity Tweak Tool ou até mesmo o Unsettings, mas o Ubuntu Tweak ainda tinha algumas características que estes não tem, como por exemplo a ferramenta para fazer limpeza no sistema. Neste caso você pode usar uma outra ferramenta chamada Bleachbit.

Como o código do Ubuntu Tweak é aberto e está disponível no GitHub, pode ser que alguém interessado continue a desenvolvê-lo, o que seria algo muito bom, mas por hora o anúncio oficial é: O Ubuntu Tweak acabou.

E aí, o que você achou da notícia? Vai sentir falta do Ubuntu Tweak?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!