Ubuntu 16.04 LTS vai suportar os novos pacotes Snappy, veja o que muda no sistema

Ubuntu 16.04 LTS vai suportar os novos pacotes Snappy, veja o que muda no sistema

Uma boa nova esta para chegar no futuro lançamento da Canonical, o Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus, que sairá muito provavelmente no próximo dia 21 de Abril. Os pacotes Snappy já não são desconhecidos do público, porém, o usuário final ainda não teve oportunidade de ver na práticas os benefícios que eles podem trazer, pelo menos até agora.

A Canonical anunciou que o Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus, o futuro lançamento do sistema, será compatível também com os pacotes Snappy, eles poderão ser instalados lado a lado com os pacotes .deb que são provenientes do Debian e acompanham a distribuição desde o início de sua existência.

Leia também: A revolução do Ubuntu Snappy

Para os usuários finais existirão duas consequências imediatas, os desenvolvedores poderão dar acesso a softwares mais recentes sem se preocupar com dependências, então mesmo que você use uma versão LTS será possível ter a última versão de qualquer software, como KDE, Gnome, etc, sem precisar se preocupar com dependências, que é o que atualmente implica e não podermos ter as últimas versões de tudo em uma LTS que busca ser também muito estável, aliado a isso temos o fator segurança, pacotes Snappy são mais seguros e em caso de eventuais falhas eles são mais facilmente reversíveis. 

Leia também: Conheça o Snapcraft, a ferramenta da Canonical para os desenvolvedores criarem pacotes Snappy

Esta tecnologia já é utilizada nos Smartphones e Tablets com Ubuntu e também no Ubuntu Snappy Core que normalmente é utilizado na “Internet das Coisas”, como a ideia da Canonical é ter um sistema convergente, não somente a interface mas todo o sistema em si, é natural que os pacotes que são originalmente dos dispositivos móveis possam ser instalados no computador, ainda que sejam no Unity 7 que é o ambiente gráfico que o Ubuntu 16.04 LTS vai carregar e não o Unity 8.

Outro ponto que vale destacar é que a Canonical garantiu compatibilidade com os pacotes .deb atuais, os desenvolvedores poderão continuar empacotando desta forma, foi salientado que a empresa tem uma ótima relação com a comunidade Debian e que se o projeto decidir poderá adotar o modelo Snappy também.

Fonte

Talvez Você Também Goste
System76 explica porque está fazendo o Pop!_OS baseado no Ubuntu
Continue lendo

System76 explica porque está fazendo o Pop!_OS baseado no Ubuntu

Há algum tempo atrás eu comentei aqui no blog sobre o Pop!_OS, o sistema operacional baseado no Ubuntu customizado pela System76, um das maiores empresas de venda de hardware com Linux embarcado. No artigo em questão eu comentei sobre as minhas perspectivas à respeito do sucesso do Pop!_OS, hoje vamos falar das razões da System76 para tal.