TutoriaisUbuntu

Como transformar o Ubuntu em “Rolling Release” (Devel Mode)

Poucas pessoas sabem desta forma de utilizar o Ubuntu e muitas pessoas gostariam de usar o Ubuntu no modo “Rolling Release”, então eu vou explicar para você como funciona o modo Devel do sistema, quem sabe você possa utilizá-lo. Mas antes de fazer modificações no eu sistema leia com atenção no que isso acarretará para você e analise se vale a pena fazer essa modificação.

O Ubuntu Devel é, digamos assim, um “estado” do Ubuntu. É o seu modo em constante desenvolvimento.

A ideia do Ubuntu ser Rolling Release é algo que sempre está rondando a cabeça dos usuários e também dos desenvolvedores do sistema, de fato, com a chegada do modelo Snappy para os pacotes do Ubuntu Desktop e o Ubuntu Phone, tudo indica que com o tempo o Ubuntu seja Rolling Release oficialmente.

Vendo os dois vídeos acima você poderá ter uma noção de como as coisas funcionariam. De fato, poder instalar o sistema uma vez e simplesmente ir atualizando (modelo rolling) tem suas vantagens, mas também tem suas desvantagens, um sistema em constante atualização coloca mais na mão do usuário a responsabilidade de mantê-lo estável (ou simplesmente funcional) do que sobre si mesmo.

Um exercício de imaginação

Como eu sei que a maioria dos leitores do blog são iniciantes, eu vou dar um exemplo de uma situação que pode ocorrer em uma distro Rolling Release.

Vamos imaginar um pacote qualquer, pode ser o do navegador Firefox. Vamos imaginar que no modelo Rolling Release (especialmente este Devel do Ubuntu) você está usando com toda a alegria o seu browser, então você recebe uma atualização que o deixa instável ou com problemas (pode ser problemas de desempenho, o aplicativo não abrir mais, ou qualquer outra coisa), um usuário experiente voltará para a versão antiga do browser até que uma nova atualização saia, esta nova atualização por sua vez tanto poderá corrigir o problema, quanto deixá-lo mais bugado ainda, ainda que obviamente a intenção dos desenvolvedores seja a de deixar o sistema coeso.

Ser Rolling Release normalmente significa ser bleeding edge, ou seja, ter a versão mais recente dos pacotes, independente do custo que isso traga para o usuário, usar o modo Devel do Ubuntu é equivalente a usar o Debian Sid, ou seja, a sua versão instável.

Um “probleminha” com a versão Devel do Ubuntu é que ele não é plenamente compatível com os PPAs, estes direcionam pacotes para releases especificas do sistema, como Trusty, Vivid, Xenial, etc.  e não a devel. Então, dependendo dos pacotes que você precise você terá de instalá-los manualmente por eles estarem originalmente contidos em PPAs, eventualmente necessitando compilar algum pacote ou mesmo cobrir dependências manualmente, ou seja, se torna um “Ubuntu para usuários mais avançados.”

Como funcionam as atualizações do modo Devel?

O modo Devel simplesmente junta um ciclo de desenvolvimento no outro passando por momentos de “estabilidade” temporária. Por exemplo, imagine que você está utilizando o Ubuntu 15.10 no modo Devel, bastaria você ir atualizando o sistema que você chegaria aos pacotes que o Ubuntu 16.04 tem, se você continuasse atualizando você chegaria ao Ubuntu 16.10 uma hora ou outra, porém, o problema consiste nas atualizações que ficam entre um lançamento oficial do Ubuntu e a próxima.

Esta “entre safra” normalmente reserva momentos onde os desenvolvedores fazem testes no sistema, testam pacotes, versões, drivers, versões do Kernel e tudo o que compõem o sistema, se você estiver usando a release devel você vai passar por todas as essas modificações que em tese seriam apenas para desenvolvedores.

As atualizações que vão para o Ubuntu em seus lançamentos convencionais são testadas e estabilizadas para que a atualização não quebre o sistema e mantenha-o funcionando sem maiores problemas, especialmente as versões LTS que são ainda mais conservadoras neste tanto. Essa não é uma preocupação na linha Devel, nesta caso o sistema simplesmente atualiza.

Para a maioria dos usuários finais as versões LTS são as mais indicadas, um exemplo dessa preocupação com coesão do sistema nós podemos observar no Nautilus no Ubuntu 16.04 LTS.

A versão atual do Gnome, que ainda é boa parte da base do Ubuntu, é a 3.20, porém, a maior parte das aplicações do Ubuntu que são provenientes do Gnome estão em versões que a equipe de desenvolvedores do Ubuntu pode verificar a estabilidade e que foram modificadas, ou aplicações que foram aplicados patches para garantir a compatibilidade e inetegração com o Unity (no caso da versão final), por conta disso algumas aplicações estão na versão 3.18, algumas na 3.19, outras na 3.20, já o Nautilus está na 3.14, por que disso? 

Porque a versão mais recente simplesmente corta funções que os desenvolvedores do Ubuntu gostariam que estivessem presentes no sistema, incluindo a aparência da aplicação, que muitas vezes ficaria bugada; quem acompanhou as versões alphas e betas do Ubuntu 16.04 LTS viu exatamente isso. 

Usando a versão Devel você terá a a versão mais recente do Gnome, não importando se isso irá ficar visualmente atrativo para o sistema, incluindo o Nautilus, como é o nosso exemplo.

Olhando desta forma, o modo Devel pode ser mais interessante para quem usa uma interface gráfica mais “pura” e que não requer ajustes, como Gnome Shell ou KDE Plasma.

Acho que agora você já tem uma ideia de como funciona, em resumo, o sistema fica, sobretudo, na sua mão, para bem ou para o mal.

Pense muito bem antes de fazer a modificação, pois você dificilmente conseguirá reverter o processo de maneira satisfatória sem formatar o computador, se você tiver curiosidade pela experiência, faça antes numa máquina virtual ou em um computador que você não depende para trabalhar.

Como mudar a sua Release do Ubuntu para modo Devel?

A mudança é simples, basta fazer uma pequena alteração no arquivo sources.list, abra o terminal e rode o comando abaixo:

sudo gedit /etc/apt/sources.list
Ubuntu 16.04 LTS

Dentro do arquivo de texto, você deve alterar todos os codinomes da sua release atual para “devel“, sem aspas. No caso do exemplo acima você deveria mudar todos os “xenial” para “devel”.

 Salve o arquivo e agora você vai atualizar o sistema. Depois de fazer os próximos passos não tem mais volta.

sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade

Agora vocês está no modo “Rolling Release” do Ubuntu, basta ir atualizado o sistema.

Até a próxima!

Fonte: Ubuntu Gnome

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
2695 postagens

Sobre o autor
Criador do blog e canal Diolinux, alguém que acredita em liberdade de escolha e é apaixonado por música e tecnologia.
Artigos
    Postagens relacionadas
    Tutoriais

    Adeus Hamachi! Testamos a rede meshnet da NordVPN 

    Tutoriais

    Como instalar Debian Unstable (Sid)

    VídeoTutoriais

    Quanto Linux pesa? Linux quanto custa?