Opção de mover a barra do Unity no Ubuntu para a parte inferior agora é nativa do sistema

Opção de mover a barra do Unity no Ubuntu para a parte inferior agora é nativa do sistema

Esta era uma das novidades esperadas para o Ubuntu 16.04 LTS. A nova versão do Ubuntu ainda não está pronta para o lançamento, que deverá ser lançado no dia 21 de Abril, e agora a Canonical liberou a modificação nativamente.

Há algum tempo atrás eu mostrei para vocês em um vídeo essa função ainda em caráter experimental, porém, agora ela faz parte do sistema por padrão e a sua mudança é simples de fazer. Abaixo você vê o vídeo onde eu mostrei a função experimental, ele servirá para você ter uma ideia da aparência do sistema com a barra na parte inferior, não é necessário seguir o tutorial do vídeo pois agora ficou muito mais fácil.

Para fazer a modificação atualmente no Ubuntu 16.04 LTS (a função funciona apenas nele) é necessário instalar o DConf Dditor, para isto basta clicar no botão abaixo e instalar ele pela Central de Programas.

Com ele instalado, procure-o no menu do sistema e navegue pelas opções por com>>canonical>>unity>>launcher, e na opção “launcher-position” você pode alterar de “left” (esquerda/padrão), ou “Bottom” (parte inferior, como está na imagem abaixo).

Movendo a barra do Unity para baixo

Algumas coisas estão funcionando melhor agora, no vídeo acima você pode ver que apesar da barra estar na parte inferior o menu abria na parte superior, isso agora foi corrigido, a função ocultar automaticamente o lançador também funciona perfeitamente. Quem costumava usar uma Dock na parte inferior agora pode usar apenas a barra do Unity mesmo, interessante não? Confesso que eu ainda prefiro na esquerda nas para que curtiu a ideia está aí o recurso. 

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste
Flatpak 1.5 lançado com novidades
Continue lendo

Flatpak 1.5 lançado com novidades

O Flatpak vem evoluindo a cada momento, funcionalidades estão sendo adicionadas e mais programas sendo oferecidos neste formato de empacotamento. Se você está se perguntando: “Mas que raios é esse tal de Flatpak?