Curso de Administração de redes Linux – SENAI de Santo Amaro – SP

Curso de Administração de redes Linux

Uma boa oportunidade para as pessoas que desejam aprender sobre redes Linux surgindo no SENAI de Santo Amaro, São Paulo.

É sempre bom abrir espaço para iniciativas como esta, o nosso leitor e amigo Herbert Borges vai ministrar um curso de Administração de redes Linux no SENAI de Santo Amaro, São Paulo, e pediu para que nós ajudássemos a divulgar o seu projeto.

Resumo

O Curso de Especialização Profissional Administração de Rede Linux tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas ao desenvolvimento de projetos de redes de dados, implantação e administração de sistemas de suporte e estruturação de redes.

Pré-Requisito:

– O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos de idade.

– O aluno deverá ter concluído o Nível Médio.

– Comprovar conhecimentos e experiências anteriores referentes à Introdução ao S.O. Linux e Mantenedor de Redes de Computadores adquirido em outros cursos, no trabalho ou em outros meios informais.

Programação do Curso

INTRODUÇÃO ÀS REDES LINUX 

Introdução e Aplicabilidade Definição de rede; Aplicações das redes de dados. ;RFCs, Normas de Rede e Segurança Órgãos de Regulamentação; Requisições de discussão (RFC); Órgãos de padronização; Normas de rede; Normas de segurança de rede.;Modelo OSI Introdução ao RM-OSI; Camadas do RM-OSI. 

Modelo TCP/IP Introdução ao RM-TCP/IP; Camadas do RM-TCP/IP.;Protocolos de Rede Definição de protocolo; Protocolos de camada física e enlace, Protocolos de camada de rede e transporte, Protocolos de aplicações de sistema e usuários. ;Endereçamento IP Estrutura do endereço IP; Conceito de Classes e CIDR, Conceito de VLSM.;Roteamento IP Conceito de gateway, Ativos de rede; Roteamento estático, Algoritmos roteamento dinâmicos, Protocolos de roteamento dinâmicos. 

CONFIGURAÇÃO DE SERVIDORES 

Implantação do Sistema Linux Introdução; Versões e Distribuições; Requisitos para instalação; Instalação do sistema operacional.;Configurações de dispositivos de rede Configuração dos dispositivos de rede; Configuração de repositórios; Instalação de pacotes adicionais.;Configuração de Firewall Conceito de Firewall; Tabelas e regras; Criação de script de Firewall; Segurança da estação; Segurança da rede e conceito de DMZ.;Configuração de Acesso Remoto Conceito de acesso remoto; Configuração do sistema de acesso remoto; Reforçando a segurança do acesso remoto. 

CONFIGURAÇÃO DOS SERVIÇOS DE REDE 

Servidor DHCP – Aplicabilidade; Instalação do DHCP; Configuração de escopo; Encaminhamento de broadcast.;Servidor NFS – Aplicabilidade; Instalação e Configuração do NFS.;Servidor DNS – Aplicabilidade; Instalação e Configuração do BIND; Cadastro de ZONA direta e inversa; Cadastro de endereços e apelidos. Servidor WEB – Aplicabilidade; Instalação e Configuração do Apache; Publicação de site; Configuração de site autenticado; Configuração de site certificado.;Servidor FTP – Aplicabilidade; Instalação e Configuração do FTP.;Servidor Impressão – Aplicabilidade; Instalação e Configuração do CUPS.Servidor SAMBA – Aplicabilidade; Instalação e Configuração do SAMBA; Criação de usuários; Compartilhamento de arquivos; Inserção de máquinas no domínio.;Servidor LDAP – Aplicabilidade; Instalação e Configuração do LDAP; Instalação da interface WEB LAM; Integração com o SAMBA..

O Curso terá a duração de pouco mais de 2 meses e começará agora no dia 20 de Fevereiro, você encontra mais informações sobre como aproveitar esta oportunidade clicando aqui.

Ficou chateado por não poder fazer o curso presencial? Confira então a sessão de cursos online na nossa loja, clique aqui.

Talvez Você Também Goste
Lutris agora consta nos repositórios do Clear Linux da Intel
Continue lendo

Lutris agora consta nos repositórios do Clear Linux da Intel

O Clear Linux é a distribuição Linux desenvolvida pelo pessoal da Intel, pensando na otimização para os developers, computação na Nuvem, IoT, desenvolvimento em geral, além de poder ser usada como um desktop “normal”. Além é claro, de ter um sistema otimizado para os seus processadores e também nas suas futuras GPU’s dedicadas.
Em entrevista, Linus Torvalds fala sobre privacidade, CoC e Linux nos Desktops
Continue lendo

Em entrevista, Linus Torvalds fala sobre privacidade, CoC e Linux nos Desktops

Linus Torvalds voltou para liderar o projeto Linux novamente e recentemente concedeu uma entrevista exclusiva para Swapnil Bhartiya, um ativista do mundo Open Source e redator recorrente do site da Linux Foundation, onde falou sobre a sua visão sobre algumas questões envolvendo o mundo Linux e a tecnologia Open Source, assim como a sua saída temporária do projeto e o novo código de conduta.