Curso de Administração de redes Linux
Sistemas operacionais

Curso de Administração de redes Linux – SENAI de Santo Amaro – SP

Uma boa oportunidade para as pessoas que desejam aprender sobre redes Linux surgindo no SENAI de Santo Amaro, São Paulo.

É sempre bom abrir espaço para iniciativas como esta, o nosso leitor e amigo Herbert Borges vai ministrar um curso de Administração de redes Linux no SENAI de Santo Amaro, São Paulo, e pediu para que nós ajudássemos a divulgar o seu projeto.

Resumo

O Curso de Especialização Profissional Administração de Rede Linux tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas ao desenvolvimento de projetos de redes de dados, implantação e administração de sistemas de suporte e estruturação de redes.

Pré-Requisito:

– O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos de idade.

– O aluno deverá ter concluído o Nível Médio.

– Comprovar conhecimentos e experiências anteriores referentes à Introdução ao S.O. Linux e Mantenedor de Redes de Computadores adquirido em outros cursos, no trabalho ou em outros meios informais.

Programação do Curso

INTRODUÇÃO ÀS REDES LINUX 

Introdução e Aplicabilidade Definição de rede; Aplicações das redes de dados. ;RFCs, Normas de Rede e Segurança Órgãos de Regulamentação; Requisições de discussão (RFC); Órgãos de padronização; Normas de rede; Normas de segurança de rede.;Modelo OSI Introdução ao RM-OSI; Camadas do RM-OSI. 

Modelo TCP/IP Introdução ao RM-TCP/IP; Camadas do RM-TCP/IP.;Protocolos de Rede Definição de protocolo; Protocolos de camada física e enlace, Protocolos de camada de rede e transporte, Protocolos de aplicações de sistema e usuários. ;Endereçamento IP Estrutura do endereço IP; Conceito de Classes e CIDR, Conceito de VLSM.;Roteamento IP Conceito de gateway, Ativos de rede; Roteamento estático, Algoritmos roteamento dinâmicos, Protocolos de roteamento dinâmicos. 

CONFIGURAÇÃO DE SERVIDORES 

Implantação do Sistema Linux Introdução; Versões e Distribuições; Requisitos para instalação; Instalação do sistema operacional.;Configurações de dispositivos de rede Configuração dos dispositivos de rede; Configuração de repositórios; Instalação de pacotes adicionais.;Configuração de Firewall Conceito de Firewall; Tabelas e regras; Criação de script de Firewall; Segurança da estação; Segurança da rede e conceito de DMZ.;Configuração de Acesso Remoto Conceito de acesso remoto; Configuração do sistema de acesso remoto; Reforçando a segurança do acesso remoto. 

CONFIGURAÇÃO DOS SERVIÇOS DE REDE 

Servidor DHCP – Aplicabilidade; Instalação do DHCP; Configuração de escopo; Encaminhamento de broadcast.;Servidor NFS – Aplicabilidade; Instalação e Configuração do NFS.;Servidor DNS – Aplicabilidade; Instalação e Configuração do BIND; Cadastro de ZONA direta e inversa; Cadastro de endereços e apelidos. Servidor WEB – Aplicabilidade; Instalação e Configuração do Apache; Publicação de site; Configuração de site autenticado; Configuração de site certificado.;Servidor FTP – Aplicabilidade; Instalação e Configuração do FTP.;Servidor Impressão – Aplicabilidade; Instalação e Configuração do CUPS.Servidor SAMBA – Aplicabilidade; Instalação e Configuração do SAMBA; Criação de usuários; Compartilhamento de arquivos; Inserção de máquinas no domínio.;Servidor LDAP – Aplicabilidade; Instalação e Configuração do LDAP; Instalação da interface WEB LAM; Integração com o SAMBA..

O Curso terá a duração de pouco mais de 2 meses e começará agora no dia 20 de Fevereiro, você encontra mais informações sobre como aproveitar esta oportunidade clicando aqui.

Ficou chateado por não poder fazer o curso presencial? Confira então a sessão de cursos online na nossa loja, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!