AplicativosSistemas operacionaisSoftwares

7 programas para trabalhar com audiovisual e design no Linux

Trabalhar com Design e com produção de conteúdo multimídia no Linux não é mais um problema hoje em dia, se fosse eu estaria passando fome, mas talvez o que falte ainda seja a divulgação das ferramentas disponíveis, então, hoje vamos abrir espaço para um leitor e amigo do blog chamado Elias Nunes, ele também possui um canal no YouTube chamado Fosloks e dá algumas dicas para quem quer trabalhar com estas ferramentas.

Com certeza você já deve ter se perguntado sobre a possibilidade da produção audiovisual usando Linux. Então, vamos lá!

Dá para trabalhar profissionalmente com design no Linux?

Hoje em dia é possível fazer bastante coisa com Linux, com isso muitos perguntam: Posso trabalhar com audiovisual usando Linux?

A resposta óbvia é sim! Claro, acredito que todos querem uma melhor explicação sobre isso eu separei uma listinha básica comparativa para você entender melhor quais são as alternativas que você tem no “sistema do pinguim”.

Para se trabalhar com audiovisual, você com certeza deve saber como funciona um editor de vídeo, imagem e áudio. Então basicamente o conceito usado é o mesmo em vários softwares de edição, mudando apenas a interface e alguns atalhos, mas com funcionalidades iguais.

Onde encontrar conteúdo de referência

Hoje em dia existe uma enorme quantidade de canais no youtube que utilizam o Linux e suas ferramentas na produção de seus conteúdos, que é o caso do Diolinux, Toca do Tux, Tuxter Games, entre vários outros canais. Todos eles fazem uso das ferramentas disponíveis para o pinguim: KDEnlive, GIMP, Natron, Blender, etc.

Recomendo vocês darem uma passada no canal TVguarapa onde tem várias dicas de edição, assim você fica mais familiarizado com os programas que estão disponíveis. E mais uma vez digo: Sim, é possível trabalhar com audiovisual usando Linux, e claro, fazendo isso você terá diversas vantagens, como por exemplo: Não terá gastos com Licenças de software, o que é muito comum em sistemas proprietários.

Veja uma lista abaixo com programas do windows e suas respectivas alternativas:

Alternativas a programas Windows

Claro existe muito mais alternativas as quais não citei neste artigo!

Bom, basicamente você pode fazer tudo o que quiser, basta um certo esforço para se acostumar com os programas existentes na plataforma, isso claro, depende de seu esforço e dedicação ao iniciar o uso destes softwares!

Nota do blog

Quero agradecer ao Elias Nunes pela colaboração e convidá-los a conhecer o canal dele, basta clicar aqui. Para complementar ainda mais a excelente lista que ele produziu, vou deixar uma dica bacana aqui para você, se você se interessou por alguns dos programas que o Elias comentou saiba que existem várias matérias sobre todos eles aqui no blog, basta você clicar aqui e digitar o nome do programa para o qual você deseja saber mais informações. Essa ferramenta de pesquisa pode ser utilizada para buscar outros conteúdos também.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!