Ubuntu

Veja o Ubuntu 16.04 com Unity 8 e Mir rodando os XApps

Aos poucos vamos descobrindo um pouco das características do que será o Ubuntu no futuro; ao contrário do vídeo que nós fizemos há algum tempo atrás mostrando como estava o Ubuntu com o novo Unity ainda em uma fase prematura de desenvolvimento, atualmente o sistema já está se parecendo mais com o Ubuntu para desktops que conhecemos.

Quando a Canonical decidiu criar uma plataforma convergente criando um servidor gráfico (o Mir) e uma interface gráfica que se adaptasse a qualquer dispositivo (o Unity 8) ela sabia que muito trabalho estava por vir. Um dos desafios inclusive é criar uma plataforma quase que totalmente nova mas que ainda assim seja compatível com as aplicações que rodam sobre o “X”, o servidor gráfico atual das distribuições Linux.

Para tal a Canonical decidiu investir no XMir, uma versão do Mir que acompanha o sistema que é capaz de executar as aplicações sem problemas maiores, ele ainda está em desenvolvimento mas como poderemos ver já mostra funcionalidade.

No vídeo a seguir você poderá ver aplicações comuns que rodam atualmente sobre o X rodando no Ubuntu com Unity 8 e Mir e de que quebra dar uma olhada na funcionalidade e aparência do sistema.

E aí, o que você achou da demonstração?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!