Notícias

Manjaro Linux prepara a nova versão do instalador gráfico Calamares

Do que adianta o sistema ser bom se ele for muito difícil de ser instalado? É trabalhando justamente em cima deste conceito que a equipe de desenvolvimento do Manjaro vem elaborando a nova versão do Calamares, o instalador gráfico da distribuição.

O “Calamares” é um instalador gráfico multi-distribuição, ele é muito semelhante ao Ubiquity, utilizado pelo Ubuntu, em especial a versão utilizada no Kubuntu, a versão com o ambiente KDE do sistema da Canonical.

O Manjaro Linux tem chamado muita atenção dos usuários com a sua proposta híbrida de ser baseado no Arch Linux, um sistema que é reconhecidamente utilizado por usuários mais experientes, agregando seus pontos positivos com a possibilidade de ser usado por qualquer pessoa, incluindo facilitadas, como um instalador gráfico e sistema “out of the box”, semelhante ao Linux Mint.

Como eu falei no princípio, uma das coisas mais importantes para a adoção de qualquer sistema é a facilidade com que as pessoas terão para passar a usá-lo e o instalador gráfico está em um ponto crucial desta história. Philip Müller, um dos líderes do projeto Manjaro, separou um pouco de seu tempo para nos mostrar como será a versão 2.0 do instalador gráfico da distribuição, dando um destaque especial para as novas opções de configuração de partições, confira.

Current development status on Calamares 2.0 from manjarolinuxchannel on Vimeo.

Achou interessante a proposta do Manjaro? Quer conhecer um pouco melhor o sistema operacional? Então confira a nossa análise em vídeo sobre sobre:

E aí, o que você achou da Calamares 2.0?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!