Ubuntu

De um tempo do seu trabalho com o “Take a Break” para Ubuntu

Você está se sentindo muito atarefado e acaba ficando mais tempo do que deveria trabalhando? Bom, só queria dizer que “eu te entendo” e quem sabe até te dar uma dica legal pra você “dar um tempo” e descansar um pouco.

O “Take a Break” é uma aplicação para te fazer parar de trabalhar e quem sabe, aumentar a sua produtividade; apesar de ser aparentemente contraditório, “dar um tempo”, como o nome da aplicação sugere é essencial para melhor o seu desempenho em qualquer atividade.

Bom, eu já perdi as contas de quantas vezes fui almoçar as 4 da tarde ou fui dormir muito tarde (ou muito cedo, depende do seu ponto de vista) por ficar escrevendo artigos para o blog e gravando/editando vídeos para o canal, realmente, muitas vezes acabei me passando nos horários sem perceber, se eu tivesse o “Take a Break” instalado ele poderia ter me ajudado a ficar mais ciente do tempo que eu passei trabalhando.

O funcionamento da aplicação é muito simples, você insere nas configurações quanto tempo você vai ficar trabalhando à partir do momento em que ele foi configurado e quanto tempo de intervalo você terá, desta forma você pode configurar o que o programa fará, ele pode bloquear a sua tela para “forçar” você a dar uma pausa do trabalho ou pode simplesmente te notificar através de uma notificação simples do sistema. Claro que depois de bloquear a tela levando-para tela de login do sistema, sem encerrar a sessão, você poderia digitar a sua senha e entrar novamente.

Curiosamente eu pensei em algumas outras utilidades para ele como um sistema de notificações, quem toma remédios por exemplo, pode configurar para o programa te lembrar em que horário você deve tomá-lo, entre outras coisas que precisem ser feitas de tempo em tempo.

Como instalar o Take a Brake no Ubuntu

Para fazer a instalação você precisa adicionar o seguinte repositório: ppa:vlijm/takeabreak

Clique no menu do sistema, pesquise pelo aplicativo “Programas e Atualizações“, dentro dele clique no botão “Adicionar“, na janela que aparecer coloque o PPA acima, como no exemplo abaixo, posteriormente clique em “Adicionar Fonte“, clique em “Fechar“, agora é necessário fazer a atualização dos repositórios, se quando você fechar aparecer uma janela pedindo a atualização você pode fazer essa atualização apenas confirmando a ação, caso contrário, procure no menu do sistema pelo aplicativo “Atualizador de Programas” e deixe ele fazer uma atualização.

Take a Brake para Ubuntu
Clique na imagem para ampliar

Se você já tem o “Take a Brake” instalado, provavelmente através do aplicativo “Atualizador de Programas” você atualizará o mesmo, caso contrário, basta instalar o software pela Central de Programas do Ubuntu clicando no botão abaixo:

ZOJijeYT4TqCsfp8PGho5FJA0EEwR50XEm Vdzc4fFAPc8wb2ebFSCIlPII8sUW0a5PWhDA8REaDxt1yCSSpYUDL1Q3CCf1Ucew1UNSsd0A j

Instalando o Take a Brake no Ubuntu pelo terminal (opcional)

Se você já fez o procedimento acima você não precisa repetir usando o terminal, isto é apenas para aqueles que preferem fazer a instalação desta forma. 

Basta copiar todo este código abaixo e colocar no seu terminal, depois de colar pressione a tecla “enter“, digite a sua senha e pressione “enter” novamente, aguarde a instalação, ele estará disponível no menu do sistema depois que ela terminar.

sudo add-apt-repository ppa:vlijm/takeabreak -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install takeabreak -y

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!