DebianFedoraManjaroOpenSUSESistemas operacionaisTestes e Benchmarks

Teste de desempenho: Fedora vs openSUSE vs Manjaro vs Debian vs Ubuntu vs Mint Linux

O pessoal da Phoronix resolveu colocar frente a frente em testes de benchmark algumas das mais populares distribuições Linux da atualidade, é bem possível que você use uma destas ou alguma derivada das mesmas. Os participantes são Fedora, openSUSE, Manjaro, Debian, Ubuntu e Linux Mint, qual é o mais rápido?

Dentre as distribuições Linux mais populares da atualidade, qual é a mais veloz?

Esse assunto gera muita especulação, eu sempre penso que tem algo errado com a pessoa quando ela diz que “a sua distro” é a mais rápida de todas. Antes de falarmos sobre a análise feita é bom demolir um pouco deste mito, por mais diferentes que eventualmente as distribuições Linux possam parecer por baixo do capô elas tem um grande semelhança, que é justamente rodar o Kernel Linux, de modo que independente do sistema que você pegar para usar, se você usar as mesmas configurações em outro diferente o resultado não vai ser diferente do obtido inicialmente.

O que acontece aqui é que as distribuições vem com ambientes gráficos diferentes, alguns por possuírem mais recursos visuais (podemos dizer assim) vão consumir mais memória RAM, o que pode fazer diferença em um computador mais modesto mas em máquinas mais parrudas, muitas vezes construídas para jogar esse é um fator menos relevante. Outro ponto que pode diferenciar um sistema do outro é a versão do Kernel que o sistema traz por padrão, quais são os drivers de vídeo que o usuário poderá instalar via repositório e claro os Patches personalizados do Kernel que cada sistema acrescenta.

Levando-se em consideração que o Linux é muito personalizável, se você pegar o Manjaro com XFCE, com uma versão X do Kernel e uma versão Y do driver de vídeo e compará-lo com um Debian XFCE com a mesma versão do Kernel (X) a mesma versão do driver de vídeo (Y) na mesma máquina o resultado não será muito diferente, pelo menos não para dizer que um sistema é muito mais rápido para o outro, por isso a comparação feita aqui é com o sistemas em stock, ou seja, é como eles “vem de fábrica” cada um com suas limitações e vantagens, vamos ver no que deu?

O teste entre os sistemas

A configuração do sistemas utilizados foram:

– Fedora 23 com Kernel Linux 4.2, Mesa 11.0 e GCC 5.1.1.

– openSUSE 42.1 Leap beta com Kernl Linux 4.1, KDE Frameworks 5, Mesa 10.6.6, E GCC 4.8.5. Diferente dos outros sistemas, o openSUSE é o XFS como sistema de arquivos para a home e o Btrfs para o restante do sistema.

– Manjaro 15.09 com Kernel Linux 4.1 kernel, Xfce 4.12, Mesa 10.6.7, e GCC 5.2.0.

– Linux Mint 17.2 baseado no Ubuntu 14.04 LTS com Kernel Linux 3.16 , Cinnamon desktop, Mesa 10.1.3, e GCC 4.8.4.

– Debian Testing com Kernel Linux 4.1 , GNOME Shell 3.16, Mesa 10.6, e GCC 5.2.1.

– Ubuntu 15.10 com Unity Kernel Linux 4.2 , Mesa 11.0, e GCC 5.2.1.

O Hardware utilizado foi:

– Intel Xeon E5-2687W v3 Haswell

– 16GB de RAM DDR4

– 80GB SSD Intel

– AMD FirePro V7500 (Driver Radeon 7.5.0)

Alguns resultados

Para os testes foi utilizada a ferramenta “Phoronix Test Suite”, na imagem abaixo podemos ver um teste de velocidade de compilação de Kernel, no gráfico, quanto menor o valor melhor.

Teste de desempenho entre sistemas Linux

Pudemos observar que todas as distros analisadas mostraram um desempenho semelhante, com exceção do openSUSE que demorou muito mais do que os outros, com um destaque especial para o Linux Mint que saiu-se um pouco melhor.

O próximo gráfico mostra o desempenho dos sistemas rodando o game Xonotic, um popular FPS open source, neste caso quanto mais alto o número melhor.

Teste de desempenho em jogos Linux

Neste exemplo tivemos uma variação um pouco maior, mesmo que você não se importe com jogos, todos sabemos que não há maneira melhor de medir a potência de um computador ou sistema  do que rodar alguns jogos nele.

Tivemos desta vez o Fedora liderando com cerca de 5 FPS a mais que o Ubuntu, que ficou em segundo lugar. Curiosamente o Mint que foi tão rápido para compilar o Kernel no gráfico passado foi o pior colocado neste teste, muito deve-se de fato ao Kernel mais antigo que o sistema carrega por ser baseado no Ubuntu 14.04 LTS. Mas a maior surpresa negativa no teste foi o Manjaro que mesmo usando uma versão do Kernel semelhante aos outros concorrentes não conseguiu atingir a média de 70 FPS pelo menos.

Na próxima imagem vemos o teste feito com o software “John The Ripper”, ele é um programa utilizado para quebrar senhas, neste caso quanto maior o número melhor.

John the Ripper Benchmark

Novamente houve muito equilíbrio com o Ubuntu um pouco à frente dos outros e o openSUSE surpreendentemente lá atrás, uma das justificativa para tal é a versão do GCC que o sistema que no momento do teste estava beta, estava utilizando, entretanto, o Linux Mint usa no teste a mesma versão do compilador, de modo que o resultado é no mínimo estranho.

Na próxima imagem podemos ver o gráfico do teste de GPU renderizando um triângulo em full HD em modo “tela cheia” e este é o teste em que temos uma maior disparidade, Fedora e Ubuntu ficaram muito na frente dos outros concorrentes.

GPU Test

Você pode ver mais alguns gráficos e outros testes no site da Phoronix,

Claro que estes são testes em pontos específicos, porém, a não ser que você tenha uma necessidade específica, a sua distro, independente de qual for, irá lhe atender muito bem.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!