TutoriaisUbuntu

Tudo que você precisa saber antes de instalar o Ubuntu 15.10 Wily Werewolf

Com este artigo vamos dar início a uma série de matérias que vão sair para fazer a cobertura do lançamento da mais nova versão do Ubuntu.  A versão Wily Werewolf 15.10 estará entre nós em alguns dias e existem alguns podem que você precisa levar em consideração antes de atualizar.

Vale a pena atualizar para a nova versão do Ubuntu?

Uma dúvida que permeia a cabeça de muitos usuários a cada atualização. Vale mesmo a pena eu largar o sistema que venho usando a meses por esta versão nova que está prestes a ser lançada?

A resposta curta é, não. Mas respostas curtas não tem todas as informações e justificativas que vocês esperam, certo? Então vamos esclarecer um pouco as coisas pois existem vários perfis de usuários diferentes.

O vídeo acima deve esclarecer praticamente todas as suas dúvidas, mas vamos sintetizar aqui alguns perfis mais comuns, talvez você encaixe-se neles.

Estou no Ubuntu 14.04 LTS e uso ele para trabalhar, devo atualizar?

Neste caso a nossa recomendação é que você mantenha o sistema, o Ubuntu 14.04.3 LTS está muito estável nesta etapa de sua vida e se tudo está funcionando e configurado da maneira que você gosta não haverá grandes necessidades para você atualizar.

Estou no Ubuntu 14.04 LTS e uso ele para entretenimento, ver filmes, ouvir músicas e jogar, devo atualizar?

Agora a resposta é, depende. Depende se você tem uma placa Nvidia ou não, se você tiver, um dos motivos para migração é os drivers de vídeo mais recentes, porém, usuários Nvidia no Ubuntu tem o diferencial de ter um repositório de drivers especial para estes casos, o que faz com que você tenha as últimas versões dos drivers mesmo utilizando o Ubuntu 14.04 LTS. Se você usa Intel e AMD pode ser interessante atualizar para a nova versão pela questão do drivers virem com o Kernel, e no Ubuntu 15.10 o Kernel estará em uma versão mais recente.

Se você é um pouco mais aventureiro ainda pode usar o nosso script para fazer a atualização do Kernel de uma maneira mais automática.

Estou no Ubuntu 15.04 e uso ele para trabalhar, devo atualizar?

Sim, deve, porém, a atualização não precisa ser feita logo após o lançamento. Você deve atualizar porque o Ubuntu 15.04 tem atualizações de segurança somente até o final de Janeiro, e como a próxima versão depois da 15.10 só sai em Abril de 2016 você ai acabar ficando à deriva. Fica a dica, se você usa o sistema para trabalho, usar uma LTS pode ser mais interessante.

Estou do Ubuntu 15.04, uso ele para entretenimento, ver filmes, ouvir músicas e jogar, devo atualizar?

Também não há a necessidade de atualizar o sistema assim que ele for lançado, porém, de todos os casos acredito que este seja o mais brando, afinal, você não tem muito com o que se preocupar, na pior das hipóteses você pode baixar os seus games novamente.

Para questão de desempenho, podemos fazer uma relação com o segundo tópico falando do Ubuntu 14.04 LTS (logo acima) se você tiver uma placa Nvidia você terá os últimos drivers usando o PPA destinado para isso, se você atualizar também terá, se você usa AMD ou Intel pode ser interessante atualização pela questão dos drivers que acompanham o Kernel.

Por mais que você não atualize de imediato, mais ou menos tempo você deverá fazer o upgrade pois, como foi comentado, o Ubuntu 15.04 tem suporte de atualizações de segurança somente até o final de Janeiro.

Claro que existem outros padrões de uso, mas estes são os que boa parte das pessoas se encaixa, agora você pode contar pra gente nos comentários o que você pretende fazer e por que.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!