Editorial

194 GigaBytes: Este é tamanho da maior imagem da Via Láctea já feita

Se você costuma tirar fotos em alta definição no seu Smartphone deve ter percebido  que algumas dezenas delas conseguem lotar um cartão de memória sem muito esforço, porém, astrônomos alemães criaram uma imagem “um pouquinho” maior da nossa galáxia.

Poucas coisas despertam-me tanto fascínio do que a Astronomia, é algo realmente incrível para mim, e como eu tenho o hábito de acompanhar as notícias do mundo científico, as vezes mais até do que do mundo Linux, tenho uma coisa interessante para compartilhar com vocês aqui.

Astrônomos alemães em uma universidade do vale do Ruhr em Bochum, mais especificamente, na Alemanha, criaram o que é atualmente a maior foto em alta definição da Via Láctea, que é a galáxia da qual o nesso pequeno e aconchegante Sistema Solar faz parte, a imagem tem nada mais, nada menos do que 46 bilhões de pixels e pesa cerca de 194 GB; muita coisa hein? Já pensou em baixar uma foto assim?

A imagem é na verdade uma junção de várias outras “menores”, os cientistas juntaram todas para termos uma noção do visual completo, você pode reparar que existe uma coloração predominante, isso é porque foram usados alguns filtros, não iguais aos do Instagram, mas filtros que deixam apenas alguns tipos de ondas de luz passarem, o objetivo era deixar as estrelas, sobretudo as do centro da galáxia que são mais difíceis de ver, mais nítidas.

As imagens foram juntadas à partir do observatório chileno que fica no deserto do Atacama, o trabalho demorou cerca de 5 anos para ser feito. 

Como nem todo mundo tem um conexão boa o suficiente para baixar a imagem (ainda neste ano) ou até mesmo espaço no HD para comportar apenas uma imagem, foi criada uma página que permite que você visualize o projeto diretamente pelo seu navegador, com um certa interatividade, você pode dar zoom (muito zoom!) assim como mudar os filtros de luz, clique aqui para acessar.

E aí, já imaginou ter a Via Láctea de Wallpaper?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!