Sistemas operacionaisUbuntu

5 Motivos que fazem do Ubuntu a distribuição Linux mais utilizada em Desktop

O Ubuntu é de longe a distribuição Linux com maior número de usuários no Desktop, os motivos para isso são vários, vamos explorar um pouco esse assunto?

Qual o segredo do sucesso do Ubuntu?

Sem entrar no mérito de qual é “a melhor distro Linux” do mundo, afinal essa discussão nunca levou a nada, um fato é que o Ubuntu é a distribuição Linux mais utilizada do mundo nos desktops, estatísticas recentes apontam pelo menos 25 milhões de usuários, isso sem contar todas as suas variações, Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu Gnome, Ubuntu MATE.

Mas qual seria o segredo do sucesso do Ubuntu para ser usado por tanta gente? Bom, elaboramos cinco tópicos aqui que explicam esse sucesso.

1 – O Ubuntu está por todos os lados

Além do Ubuntu possuir os diversos “sabores” que comentamos antes com interfaces gráficas para todos os gostos, o Ubuntu ainda se faz presente nos Smartphones e Tablets, em televisores, em diversos servidores, temos a convergência para dispositivos e também temos o Ubuntu para “a internet das coisas”, o Ubuntu também é vendido com vários modelos de computador de fábrica, tudo isso ajuda em sua popularidade.

2 – Ubuntu tem suporte

Não estamos falando aqui dos milhares de páginas da internet que falam sobre o sistema ou sobre canais no YouTube mas de suporte empresarial por parte da Canonical, empresa que o desenvolve, podemos contar nos dedos as empresas que dão suporte para distribuições Linux e os mantém funcionando com garantia por vários anos.

As versões LTS do Ubuntu tem 5 anos de suporte em atualizações que podem ser acompanhado de suporte técnico profissional, um prato cheio para qualquer empresa que pretenda usar o sistema em suas estações de trabalho.

3 – Ubuntu é estável

Talvez o sistema não chegue aos pés da estabilidade do Debian mas é sem dúvida um filho que não envergonha o pai. Milhares de servidores e plataformas OpenStack rodam o sistema da Canonical, nos desktops a coisa não é diferente, eu por exemplo o Ubuntu 14.04 LTS instalado no meu Notebook deste o ano passado sem formatar.

A política de trazer pacotes atualizados (mas não demais) ajuda a manter o sistema coeso com o passar do tempo, talvez seja este um traço que herdou do Debian, fazer auditorias e verificações e testes em todos os pacotes da distro antes de incluir no sistema, sobretudo o Kernel que recebe cuidados especiais.

4 – Ubuntu é fácil de usar

Hoje em dia muitas distribuições estão focando mais no usuário comum, mas o Ubuntu foi um pioneiro no cenário, tentando criar soluções simples para que as pessoas com todos os níveis de conhecimento pudessem usar o sistema, ser pioneiro neste caso ajuda a trazer popularidade entre os usuários. Hoje podemos questionar se o Ubuntu ainda é o sistema “mais fácil”, como isso é muito relativo a quem vai usar a discussão também nunca acaba, mas é fato que o Linux Mint (baseando no Ubuntu) conseguiu ir até além do Ubuntu em termos de facilidade para acolher novos usuários.

5 – Ubuntu é pontual

O Ubuntu tem a seu favor um histórico de pontualidade de entrega de lançamentos, todos sabem que todo Abril e Outubro há uma nova versão do Ubuntu saindo e a cada dois anos uma nova LTS surge, isso permite que as empresas e usuários programem o seu uso e escolham como vão tratar o lado tecnológico da empresa ou de seus computadores pessoais com antecedência.

Você pode discordar quanto o Ubuntu ser a melhor opção, afinal, cada usuário tem seu gosto e sua necessidade, mas se hoje em dia muita gente usa Linux, talvez até outras distros, um dos grandes culpados disso é o Ubuntu, por estes motivos apresentados acima e muitos mais.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!