Softwares

PinguyBuilder – A nova alternativa ao Remastersys

Você estava com saudade do Remastersys? De fazer os seus backups e remasterizações? Parece que o pessoal do Pinguy OS também estava e eles deram um jeito nisso com o PinguyBuilder.

PinguyBuilder – Customize a sua própria versão do Ubuntu

Para as pessoas que gostam de fazer remasterizações do Ubuntu, eis aqui uma ferramenta interessante. Quer saber de outro fato interessante? Há quanto tempo você é leitor do blog Diolinux? Será que já fazem mais de dois anos? Estou perguntando porque em 2013 eu fiz um tutorial, aliás, foi série de tutoriais (13 no total) ensinando você a remasterizar um sistema usando o Remastersys, mas como sabemos ele foi descontinuado (ou continuado a trancos e barrancos por terceiros), porém agora temos o PinguyBuilder e todo o meu tutorial voltou a ser útil! 

Leia também: Como criar uma distro baseada no openSUSE

O que é o PinguyBuilder?

Basicamente ele é um fork do Remastersys, ou uma cópia se você preferir, a principal diferença é que  ele foi compatibilizado com as versões mais recentes do Ubuntu. O programa é uma ferramenta muito interessante que permite que você gere uma ISO completa do sistema instalado, preservando as suas configurações e programas, desta forma, você pode tanto criar um backup de todo o seu sistema como criar uma remasterização dele para distribuir para as pessoas.

Recomendada a leitura: 13 artigos para ensinar você a criar a sua própria remasterização do Ubuntu

O PinguyBuilder tem este nome peculiar por conta da distribuição que deu o nome a ele, parece que o pessoal do Pinguy OS precisava do programa para continuar fazendo a distro e então eles mantiveram o projeto do Remastersys vivo.

Para fazer o download do pacote .deb do PinguyBuilder basta acessar este link.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!