Notícias

Mozilla testa seu novo modo anônimo para o Firefox (um realmente anônimo segundo eles)

Boa parte das pessoas que navega pela internet hoje em dia preocupa-se com os dados que circulam pelo navegador, a outra parte que não se preocupa deveria preocupar-se, pelo menos um pouco. A Mozilla está criando um modo anônimo diferenciado para o Firefox e ele já está em fase beta, confira:

Firefox com um modo realmente anônimo?

Quem é ligado aqui no blog talvez lembra que comentamos aqui há algumas semanas que a Mozilla estaria desenvolvendo um novo modo anônimo para o Firefox, agora o recurso está em modo beta, acompanhando as versões igualmente Betas do Browser.

A versão com o “modo secreto” do Firefox estará disponível na versão final do navegador em breve para todas as plataformas, sendo que no Android o recurso está sendo chamado de “Tracking Protection”.

Leia também: Firefox irá suportar as extensões do Google Chrome

Diferente do modo anônimo dos populares navegadores atualmente que simplesmente não armazenam histórico de navegação, cache e demais informações sobre os sites no próprio browser, o “modo secreto” do Firefox promete ir muito além disso.

Firefox Tracking

O recurso “Tracking Protection” bloqueia ativamente o rastreamento de dados pelos sites, tentando impedi-los de obter informações do usuário através do navegador. Para fazer isso a técnica consiste em evitar o carregamento de elementos das páginas que possam contar códigos criados para rastrear os hábitos de navegação, que seriam os Cookies.

Apesar de assemelhar-se em alguns aspectos o mecanismo não substitui bloqueadores do propaganda, vale lembrar também que o recurso só funciona quando o navegador estiver no modo anônimo.

Como testar o novo recurso?

Como dissemos, ele ainda está em desenvolvimento e pode chegar na futura versão do Firefox, o que pode demorar algumas semanas, se você estiver ansioso para ver o funcionamento da ferramenta o mais indicado neste caso é baixar a versão Beta do Firefox, e dentro dele simplesmente entrar no modo navegação privada.

O site dos betas do Firefox onde você pode encontrar a versão de testes é este aqui. Se você usa o Ubuntu você pode instalar a versão beta do Firefox utilizando um PPA:

sudo apt-add-repository ppa:mozillateam/firefox-next -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install firefox -y

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!