Sistemas operacionais

Valve aponta uma falha no sistema de suspenção do Linux

Antes de você pensar que o Linux tem eixos e molas eu vou explicar, trata-se do sistema de suspensão de atividade, deixar o computador “dormindo”, vamos conhecer um pouco melhor as reclamações vindas dos desenvolvedores da Valve.

SteamOS não terá uma funcionalidade popular nos consoles atualmente por conta do Linux

Um debate no GitHub do SteamOS apontou um pequeno defeito no Kernel Linux, segundo o desenvolvedor com o nick de “johnv-valve” o sistema ainda não lida bem com suspensões.

Algumas pessoas que estavam testando o sistema relataram que ao colocar o SteamOS em modo suspensão usando controles de Xbox quando o sistema voltava os controles não eram reconhecidos e normalmente demoravam até minutos para voltar a funcionar corretamente.

A resposta do desenvolvedor foi enfática ao dizer que “o Linux ainda não suporta essa funcionalidade”, pelo menos não plenamente e por conta disso o SteamOS, pelo menos em suas primeiras versões, não terá essa função que está presente nos consoles da geração atual.

Segundo “johnv-valve” o problema ocorre por conta dos drivers das placas de vídeo que ainda não dão um suporte pleno para o sistema. Pelo que sabemos, isso está mudando, mas até lá parece que a Valve não vai implementar essa função pois, nas palavras do desenvolver, “não pode garantir um perfeito funcionamento do recurso em qualquer hardware”.

Agora seria muito interessante se você contasse pra gente qual a sua experiência com isso, você tem alguma dificuldade com hibernação ou suspensão no Linux?

Acredito que o Linux sendo aberto como é, a possibilidade de um correção chegar logo é muito grande, porém, aparentemente, este recurso depende muito do comportamento das empresas de chips gráficos, especialmente Nvidia e AMD, uma vez que parecem não haver reclamações quanto a Intel.

O Linux parece ter sido feito para não desligar nunca, vide os inúmeros servidores, mas agora a Valve apontou uma falha, que pode afetar, apesar de não muito, o usuário doméstico. Cabe tentar observar também qual o Kernel que a Valve estaria utilizando, pode ser que a utilização de um Kernel mais recente resolvesse o problema.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!