Softwares

Pale Moon, um navegador baseado no Firefox com foco em velocidade

O Pale Moon pode ser uma boa opção para você que quer um novo navegador para o dia a dia com a pegada visual que as antigas versões do Firefox tinham e com foco em desempenho.

Conheça o Pale Moon

O Pale Moon é um browser que nasceu de um fork feito no Mozilla Firefox, assim que você testá-lo você verá a semelhança entre ambos, inclusive, o Pale Moon suporta os complementos e extensões do Firefox.

Curiosidade: “Fork”, quando se fala em software, é quando um projeto é feito usando como base outro já existente, porém, eles podem seguir ideais diferentes de depois de alguns anos ambos serem irreconhecíveis.

Segunda a página do projeto, o foco do Pale Moon é desempenho, os desenvolvedores otimizar o navegador para carregar as páginas com maior velocidade.

Comparações

Eu usei o navegador como padrão por dois dias e no entanto não percebi uma mudança muito drástica em desempenho se comparado com o Google Chrome e o Firefox, eu fiz um teste de HTML5 Peacekeeper nos 3 browsers e você pode ver o resultado logo abaixo:

Desempenho HTML5 Chrome
Google Chrome
Desempenho HTML5 Firefox
Mozilla Firefox 
Desempenho HTML5 Pale Moon
Pale Moon

Como podemos ver no comparativo acima, o Pale Moon (terceiro resultado) foi o navegador teve o pior desempenho em HTML5 dentre os 3, entretanto, isso não é necessariamente um motivo para descarta-lo.

Um navegador portátil, veja como usar no seu Ubuntu

Uma das coisas que eu não comentei é que o Pale Moon pode ser um navegador portátil, ou portable, se você preferir o termo em inglês. Você pode usar o Pale Moon em qualquer sistema operacional Linux que você desejar, você pode coloca-lo em um pen drive e usar em outro Linux se você desejar.

– Faça o Download o pacote aqui.

Escolha o pacote de acordo com a sua arquitetura, 32 ou 64 bit, basta baixar, extrair para uma pasta de sua preferência, por questão de organização eu recomendo colocar dentro da sua home.

Pale Moon no Ubuntu

A imagem acima é o conteúdo do pacote que você vai baixar, dentro dele há um arquivo binário para abrir o navegador que está selecionado na imagem acima, basta dar dois cliques para abrir o navegador. No Ubuntu, assim que ele abrir você pode fixar o ícone na barra lateral clicando sobre ele e clicando em “Fixar no lançado”.

Mais informações sobre o projeto Pale Moon você encontra neste endereço. O Pale Moon também possui versões para outros sistemas operacionais como o Windows.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!