SoftwaresTutoriaisUbuntu

Como instalar o Fresh no Ubuntu no lugar do Flash

O Flash player para Linux teve seu suporte encerrado pela Adobe, porém, essa não é a única maneira de usá-lo, conheça o Fresh player.

Aprenda a remover o Flash Player do Ubuntu e instalar um substituto à altura

Desde que o Adobe Flash apresentou problemas de segurança, como mencionamos aqui, mesmo sendo uma tecnologia que está distanciando-se do gosto dos desenvolvedores ainda existem muitos sites que usam o recurso para exibir conteúdo.

O Flash da Adobe, mesmo em sua última versão possui falhas, o que dirá então uma versão mais antiga igual ao que somos obrigados a instalar no Linux não é verdade? A solução para o problema consiste em usar o mesmo mecanismo utilizado no Google Chrome no Firefox também, como você bem sabe, o Chrome possui o Flash embutido no próprio Browser, sem a necessidade de instalação posterior.

O Fresh Player

O Fresh Player faz exatamente isso, ele permite que o mesmo Flash que roda no Google Chrome rode também no Firefox. O que foi feito foi uma adaptação do PepperFlash que é o plugin desenvolvido em conjunto com a Adobe pelo Google para o Chrome.

Como instalar o Fresh Player no Ubuntu

1 – O primeiro passo é remover o Flash, caso você tenha instalado, se você não tem instalado pode pular direto para o passo 2.

Remova o Flash

Você pode remover o Flash pela Central de Programas do Ubuntu.

2 – Agora vamos instalar o Fresh Player no lugar dele, a maneira mais rápida de fazer isso é copiar todo o comando abaixo e colar no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8 -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install pepperflashplugin-nonfree freshplayerplugin -y

Pronto, agora você pode usar o Fresh player no lugar do Flash tranquilamente, você pode testar através do Firefox se o Flash está funcionando corretamente através deste endereço, logo abaixo nele você encontra uma tabela mostrando quais são as últimas versões.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!