NotíciasUbuntu

Central de Programas do Ubuntu pode acabar, conheça as ideias para substituí-lo

Ubuntu pode deixar de usar a Central de Programas em versões futuras, o que será que virá no lugar dela?

Ubuntu poderá deixar de usar a sua Central de Aplicativos

A Canonical não investiu em aprimoramento visual no Ubuntu deste a versão 13.04, de lá para cá já são 5 lançamentos, sem mudar em praticamente nada a aparência do sistema, as únicas coisas que mudaram foram os aplicativos ainda pertencentes ao Gnome. Essa prática deixou alguns usuários chateados pois estavam ansiosos por novidades, porém, também criou uma familiaridade com a aparência do sistema e o seu modo de se comportar.

Um dos programas que não recebe maiores updates, a não ser correções de bugs, é a Central de Programas do Ubuntu, algo que foi um passo muito interessante na hora de tornar o Ubuntu mais amigável para novos usuários, entretanto, o software não é atualizado de verdade, com grandes modificações, desde a versão 13.10 do Ubuntu.

Tivemos a notícia nesta semana passada de que o Ubuntu MATE pretendia abandonar a Central de Programas do Ubuntu na distribuição por ela ser um pouco mais pesada do que eles gostariam para o ambiente, acredito que eles tenham razão, afinal um dos objetivos do MATE é realmente ser leve, e assim como o Lubuntu eles poderiam desenvolver um própria Central.

Gnome Software

O pessoal do Ubuntu Gnome entrou na mesma onda e está cogitando usar a Central de Aplicativos do Gnome nos próximos lançamentos e isso acabou refletindo no desenvolvimento do Ubuntu “normal”, como podemos ver através da lista de e-mails dos desenvolvedores do Ubuntu.

Que central de software o Ubuntu vai utilizar?

Eu acredito que essa falta de preocupação com a Central de Programas do Ubuntu atual que percebemos por parte da Canonical seja porque futuramente a Central de Aplicativos será a mesma que é utilizada no Ubuntu Phone. Não que a Central do Gnome não seja interessante também, especialmente para o Ubuntu Gnome, mas ela não possui algumas características que são necessárias para a Central de Software do Ubuntu atualmente.

Dentre os recursos que a Central do Gnome precisaria ter incluem-se o suporte ao login do Ubuntu One, este login permite que o usuário baixe vários programas que ele já comprou na Central de Software do Ubuntu. Se o usuário comprou ele não pode ficar sem seu programada, certo? E isso o Gnome Software ainda não suporte, de modo que seria necessária uma modificação da Central de Aplicativos do Gnome para que ela fosse incorporada no Ubuntu, não obstante, alguns recursos também não fariam mal, como por exemplo, a gerencia de drivers e repositórios, chaves e atualizações, tudo no mesmo lugar, como é hoje em dia.

Diante de tudo isso acredito que no futuro o que será feito mesmo é a utilizando da mesma Central no Mobiles e nos Desktops, mas isso é só uma aposta minha, só o futuro nos dirá.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
2695 postagens

Sobre o autor
Criador do blog e canal Diolinux, alguém que acredita em liberdade de escolha e é apaixonado por música e tecnologia.
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Snap Store tem revisão manual de aplicativos

    Notícias

    WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!