NotíciasUbuntuWindows

Canonical sugere que esta é a melhor época para trocar o Windows 10 pelo Ubuntu

A empresa por trás da distribuição Linux Ubuntu, sistema que eu utilizo, publicou em sua página de Insights um artigo comentando o novo Windows da Microsoft e sugerindo que esta seria a melhor época para mudar de sistema operacional.

É hora de mudar para o Ubuntu!

Uma postagem no Ubuntu Insights chamou a atenção por comentar sobre a troca do Windows 10 pelo Ubuntu, então depois de dar uma boa lida eu vou sinterizar um  pouco do que foi abordado e adicionar os meus próprios comentários, vocẽ pode ler o artigo original em inglês nesta página.

Para começar uma pergunta, as empresas públicas e privadas vem utilizando o Windows em seus computadores há vários anos, será que isso acontece por conta da qualidade ou do comodismo?

O Windows 10 deu uma paço além no rastreamento de informações dos usuários, tudo isso para atender o novo modelo de negócio que a Microsoft pretende aplicar de agora em diante, porém, essas vulnerabilidades deixaram muitas pessoas inquietas e inseguras.

A Canonical ainda comenta que é notável o número crescente de empresas, instituições e usuários que tem buscado soluções alternativas ao Windows, procurando benefícios como escalabilidade, robustez, alto desempenho, segurança e também um suporte profissional inevitavelmente o Ubuntu se transforma em uma das melhores opções da atualidade. Segundo a empresa os custos com licenças, manutenção e treinamento podem ser reduzidos em até 70% usando o Ubuntu. 

Segundo a desenvolvedora do Ubuntu algumas das maiores dúvidas à cerca da implementação de um sistema operacional alternativa nas empresas são:

“Eu posso implantar um sistema operacional alternativo no nosso parque de computador, sem comprometer a produtividade enquanto reduz os custos? Será que o desempenho do OS cumprir a sua promessa? Será que vou ser capaz de reduzir os custos de royalties sem ter que fazer investimentos financeiros robustos sobre suporte técnico e treinamento? A resposta é sim. Ubuntu pode oferecer isso e muito mais.”

Então agora que o Windows 10 foi lançado e que a Microsoft está também num período de transição de sistemas entre seus usuários, atualmente a maior parte ainda usa o Windows 7, é a melhor hora para pensar em alternativas, especialmente pela questão de privacidade em seus computadores, pelo menos para os usuários que preocupam-se muito com isso é mais do que claro que o novo Windows não é uma opção viável.

O Ubuntu continua crescendo entre usuários comuns, empresas, instituições governamentais e está amplamente difundido em servidores, especialmente os Open Stack, vem crescendo exponencialmente também na “internet das coisas”, várias empresas e usuários já perceberam que podem economizar milhões em uma solução como o Ubuntu.

A Microsoft vem oferecendo um download gratuito do sistema por um tempo determinado, cerca de uma ano, após isso o plano é que o sistema seja vendido, mas somente se você já roda uma versão do Windows (7,8 ou 8.1), depois disso a versão mais cara do sistema custará cerca de 200 dólares, o que é ótimo para quem faz parte da classe de pessoas que pode gastar tudo isso em algo que o Ubuntu faz gratuitamente, o download do Ubuntu SEMPRE foi grátis e não qualquer licença que você tenha que pagar.

Época de mudança… pode ser uma boa ideia abrir o leque e olhar as possibilidades além do Windows não é?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!