Editorial

Tudo o que você precisa saber sobre Sistemas de Arquivos (File Systems)

 Distribuições oferecem suporte a diferentes filesystems até mesmo durante o momento da instalação. Pode ser que você se pergunte: para que tudo isso? Vale a pena realmente saber sobre isso? Confira então este artigo a seguir.

Os sistemas de arquivos mais populares e suas características

Sistema de arquivo é uma das belezas e riquezas que Linux oferece aos seus usuários. A questão é que existem sistemas de arquivos para diversas necessidades (para se ter uma ideia desta abrangência, existe sistema de arquivo voltado somente para cluster).

Mas será que para um usuário comum esse é o tipo de informação que valeria a pena ter o conhecimento?

Não necessariamente conhecer tudo o que Linux tem a oferecer em mínimos detalhes, mas esse assunto poderia se tornar uma peça fundamental para se obter melhor desempenho e obter recursos em seu sistema que favoreçam o seu trabalho (ou ate mesmo evitar dores de cabeça e frustrações futuras).

Como mencionei no vídeo “Filsystem (Vale a Pena Saber?)”, para um gamer poderia ser um dos fatores que influenciariam em ganhos de fps.

Confira todos os detalhes no vídeo abaixo:

Vários fatores contribuem para isso: A robustez do sistema, correções de bugs disponibilizadas pela distribuição, um bom hardware, um kernel bem trabalhado especificamente para o seu hardware, drivers aprimorados e até mesmo um sistema de arquivos potente.

Uma prova dessa importância é que um dos fatores que Matt Dillon, desenvolvedor do DragonflyBSD, desenvolveu foi o sistema de arquivo Hammer para assim obter melhor proveito de desempenho no sistema. Outra prova disso foi um artigo que li algum tempo atras onde publicaram a noticia de que o HFS (sistema de arquivo do Mac OS X) possui um bug que os arquivos ficam ilegíveis após estar armazenados por seis anos. Acabamos assim por perder o arquivo.

Então, por mais que pareça uma coisa óbvia ou ilógica, sistema de arquivo é algo de extrema  importancia.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!