Notícias

HORNET, a nova rede no estilo Tor super rápida

 Com o crescimento do uso da Deep Web (que utilizado dados encriptados), a velocidade de navegação vem se tornando bem lenta. Surge então uma nova rede Tor. Acompanhem aqui no Diolinux.

HORNET, a nova rede no estilo Tor super rápida.

Existe uma fonte muito grande sobre o Tor aqui no Diolinux, desde instalação à utilição como também sobre a Deep Web.  Caso ainda não sabe do que se trata, confira os links a seguir:

Devido ao uso massivo do Tor (The Onion Router: O Roteador Cebola) para acessar a Deep Web, a internet vem se tornando cada vez mais lenta. O Tor hoje possui mais de dois milhões de usuários que o utilizam, reduzindo assim o desempenho da internet. Não é o fato da Deep Web que a torna lenta, e sim o fato de que o Tor criptografa os dados dos usuários que navegam através dele. Consequentemente, a navegação já se torna mais lenta (que já utilizou o Tor sabe disso); agora, imagina isso em massa.

Daí surgem cinco pesquisadores (Chen Chen da Carnegie Mellon University, David Barrera, Enrico Asoni, Adrian Perrig do Institudo Federal de Tecnologia de Zurich, e George Danezis da Universidaty College de Londres) que desenvolveram uma nova rede anonima no estilo Tor chamada HORNET (High-Speed Onion Routing at Network Layer: Roteador Cebola de Alta Velocidade na Camada de Rede).

HORNET é mais resistente a ataques e entrega os node speeds mais rápido. A equipe de pesquisadores escreve que “diferente de outras implementações de roteadores cebola, roteadores HORNET não mantem estado por fluxo (per-flow state) ou desempenha operações computacionais custosas para dados de forwarding, permitindo que o sistema escale enquanto novos clientes são adicionados.”

A arquitetura tanto do Tor quanto do HORNET é basicamente a mesma (roteador cebola), porém para alcançar tal velocidade acima do Tor, HORNET não criptografa os dados com frequência; ao invés disso, ele criptografa somente as coisas pessoais. O HORNET cria um conjunto de chaves criptografadas contendo as informações de rota (status de conexão) no seu sistema. Desta forma os nodes não precisam construir as informações todas vez.

FLviBwDCDXLezMxAUE0cX JCr0pKPc72BEPPr7LxWS9hvm1R3TKMdkJUUxO sRe iSavi9WlaRj6BlDNtjFOMZZNk6KYQeeu1jBJZDx4HwGMn KKfNi9RKFJJwreWPlOXTCSM8uc

Vale a pena mencionar que o HORNET ainda não foi testado em larga escala, somente pelos cinso pesquisadores. Então, revisão precisam ser feitas para que haja adoção.

A documentação dos pesquisadores podem ser conferidas logo abaixo:

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
276 postagens

Sobre o autor
Apaixonado por tecnologia, marketing digital e redes sociais. Além dos meus posts por aqui, também tenho um blog sobre tecnologia e internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Snap Store tem revisão manual de aplicativos

Notícias

WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

NotíciasVídeo

Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!