Editorial

Notebook ou Desktop, qual a melhor opção para você?

Hoje vamos destrinchar um tema que causa bastante dúvidas na hora de comprar um computador novo, devo comprar um Notebook ou um Desktop?

Desktop ou Notebook: Algumas dicas para ajudar você a escolher

Apesar das diferenças físicas existentes entre desktops (computadores de mesa) e notebooks (computadores portáteis), suas capacidades estão cada vez mais similares, o que dificulta a nossa vida na hora de escolher.

Nunca tivemos tantas ofertas assim para diferentes tipos de computadores. Diversos sites de informática oferecem máquinas com preços, marcas, modelos e demais especificações distintas. Mas de todos os perfis de usuários possíveis, o que eles buscam?

Defina a utilidade da máquina

Praticidade, capacidade de armazenamento de dados ou velocidade? Usaremos para acessar a Internet e baixar arquivos leves, como documentos de texto, ou para operar programas gráficos, como o Photoshop e GIMP? Como você usa o seu computador?

Computador para trabalho

Cada vez mais temos dúvidas na hora de escolher entre tantas opções, mas a grande novidade é que os laptops e notebooks agora já não são considerados versões inferiores do desktop. Alguns possuem memória e recursos semelhantes aos que encontramos nos grandes Desktops.

Um laptop ou notebook possui a distinta vantagem da mobilidade e em certos casos como para estudantes ou executivos, basta esta característica para justificar a escolha. A conveniência de levar o Notebook da universidade para a casa ou até para utilização em um ponto Wi-Fi, e poder acessar os arquivos sem precisar acessar um FTP ou documentos online é sem dúvida o que muitos buscam, principalmente esta nova geração de pessoas, que já cresce plugada na internet por conta dos Smartphones.

Desktops, por outro lado, não esquentam em excesso após uso contínuo por horas de trabalho, exceto casos específicos como computadores gamers, se você possuir um Home Office, por exemplo. 

Outro benefício ao comprar um desktop, é a possibilidade de repor apenas as peças do hardware, como a memória ou trocar o HD (do inglês, hard-disk). Isto é mais vantajoso financeiramente do que aventurar-se em comprar um laptop novo, ao perceber que o seu encontra-se levemente defasado.

Entretanto, desktops costumam apresentar melhor performance para profissionais que precisam executar diversas tarefas ao mesmo tempo. Indiferente de serem planilhas, documentos de textos, vídeos, páginas da internet ou ferramentas específicas de trabalho.

Minhas regras

Com o passar dos anos o mercado muda, os aparelhos também, mas certas nuances você consegue perceber. Hoje podemos comprar Notebooks muito melhores do que determinados desktops, inclusive para fazer trabalhos mais pesados.

Regras de qualidade

A meu ver a utilização do Desktop ainda é mais viável para pessoas que desejam jogar, trabalhar com softwares que exijam renderização como editores de vídeo, modeladores 3D, Jogos especialmente e outras coisas mais pesadas como virtualização de sistemas.

Sabendo escolher bem, se você comprar um bom Notebook ele lhe atenderá sem dúvidas para a maioria das atividades, minha dica principal é sempre olhar para o seu orçamento e ver até quanto você pode gastar e então procurar a ajuda de alguém que entenda de informática  (caso você não entenda, é claro) para que este possa te ajudar  a montar e analisar a melhor configuração possível.

Essencial também não cair no famoso “combo da desgraça” como eu o chamo, leia mais aqui.

E você leitor, prefere Notebooks ou Desktops?

Este artigo foi escrito em parceria com o nosso leitor Ronaldo Ramires.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
2695 postagens

Sobre o autor
Criador do blog e canal Diolinux, alguém que acredita em liberdade de escolha e é apaixonado por música e tecnologia.
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoEditorial

    Por que a Geração Z tem dificuldades com computadores?

    VídeoEditorial

    Usar Linux é difícil?

    VídeoEditorial

    O que falta para o Wayland dominar o mundo Linux?