NotíciasSistemas operacionais

Kubuntu pode deixar de existir por “problemas da comunidade”

O projeto Kubuntu corre o risco de ser descontinuado por falta de entendimento entre seus criadores, saiba mais.

O Kubuntu como o conhecemos pode acabar

Um acontecimento importante pode estar prestes à acontecer, a comunidade Kubuntu “ficou de orelha em pé” por conta da saída de Jonathan Riddell do projeto recentemente, ele era um dos líderes de desenvolvimento da distro e a sua saída culminou na saída de outros membros importantes.

De acordo com a nota de lançamento da versão Alpha do Kubuntu 15.10, “o futuro do sistema é incerto“.

Neste link você encontra um apanhado de informações mais detalhadas sobre o caso.

“Problemas comunitários”

É justamente neste ponto que reside um problema grave nas distros Linux para Desktop, a falta de confiabilidade na sua continuidade. Quando uma distro é desenvolvida de maneira voluntária ela está sujeita a determinadas falhas humanas que são menos prováveis de acontecer em corporações.

Comunidade

Um simples desentendimento entre membros pode acabar com um projeto que durou anos, no caso do Kubuntu, mesmo sendo patrocinado pro algumas empresas ele corre o risco de ter seus lançamentos futuros comprometidos, imagina se não fosse.

Este foi um dos principais motivos que apontei no vídeo onde comentei sobre “O porque de eu utilizar o Ubuntu“, são raros os projetos comunitários neste âmbito que dificilmente teriam um fim por conta de desentendimento entre seus membros, acho que o único seria o Debian, pois ele gera interesse de muitas empresas.

Assuntos chatos

Apesar de ser um assunto difícil de se tratar, é mais do óbvio que devemos pensar na longevidade do sistema, no suporte, entre outras coisas. Existem muitas distros boas por aqui que eu não me atrevo a confiar minhas máquinas e meu trabalho justamente por este fator, elas serem desenvolvidas e mantidas por pouquíssimas pessoas.

Neste caso se “o cara” pegar uma gripe teremos problemas com o sistema e suas atualizações, isso não é uma crítica rasa, talvez sirva de alerta para as pessoas que desenvolvem sistemas baseados em Linux, é muito importante criar uma comunidade de desenvolvimento mais do que uma comunidade de usuários, se até projetos patrocinados correm este risco o que dirá os que não são.

A Apple continuou sem Jobs no comando, a Microsoft continua mesmo sem Bill Gates como CEO, será que a sua distro continuaria se os principais criadores e líderes deixassem de participar? É uma boa pergunta.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
2695 postagens

Sobre o autor
Criador do blog e canal Diolinux, alguém que acredita em liberdade de escolha e é apaixonado por música e tecnologia.
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Ubuntu e Debian terão o novo APT 3.0

    Notícias

    Preparado para o retorno da computação analógica?

    Notícias

    Windows 11 testa propaganda de aplicativos no menu Iniciar