Notícias

Google tem hoje mais poder computacional do que todas as missões Apollo juntas

A “Gigante de Montain View” é responsável por boa parte do tráfego da internet mundial hoje em dia, seus produtos são utilizados por bilhões de pessoas, mas isso se torna ainda mais impressionante.

A cada pesquisa que você faz no Google o “Kraken” é solto

A Google divulgou um fato curioso: ao entrar com um termo no buscador, o mecanismo de pesquisa utiliza a mesma quantidade de computação que foi gerada pela NASA em todas as missões espaciais Apollo.

“Quando você entra com uma única consulta na caixa de pesquisa do Google, ou apenas falar para o telefone, você coloca em movimento a mesma computação que levou Neil Armstrong e 11 outros astronautas à lua. Não apenas os vôos reais, mas toda a computação do planejamento e execução dos 11 anos e 17 missões Apollo”, publicou a Google.

Para se ter uma ideia do poder de processamento dos computadores que levaram o primeiro homem à Lua, o Apollo Guidance Computer (AGC), que estava a bordo do módulo lunar, funcionava a uma velocidade de 40 KHz (ou 0,00004 GHz), cerca de 100 mil vezes mais lento do que um laptop atual.

É incrível saber que com o seu Notebook você tem mais poder de processamento do que a NASA tinha em muitas missões que obtiveram sucesso, a tecnologia é mesmo incrível!

Vale frisar que boa parte da computação massiva da Google é depositadas nos ombros do Linux, este é o sistema operacional que carrega grande parte da internet nas costas.

É uma pena que o Linux tenha surgido apenas nos anos 90, se uma coisa assim tivesse aparecido lá nos anos 70 e se desenvolvido a partir de então quem sabe onde poderíamos estar hoje em dia não é verdade?

Via: The Next Web

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!