TutoriaisUbuntu

Como instalar o Unity 8 no Ubuntu sem afetar o sistema padrão

Veja como instalar o Unity 8 no Ubuntu 14.04, 14.10 e 15.04 para testar a nova interface que está chegando ao Ubuntu.

Instale uma sessão Unity 8 no Ubuntu para testar a nova interface

Esta dica vai para todos aqueles que como eu, estão muito ansiosos para ver o novo Unity em ação. Para os curiosos, há poucas semanas postamos aqui a ISO do Ubuntu 15.10 com essa nova interface, ideal para testar via live pendrive.

O método de baixar e testar via pendrive ou DVD tem um problema, o sistema não se atualiza, por isso foi criada uma nova experiência que vai exatamente instalar “dois Ubuntus” dentro de um só.

Unity8 Preview LXC

Este é o nome do Software que usaremos para fazermos nossos testes, ele vai baixar sempre a última daily build do Unity 8 e criar uma sessão do sistema na sua tela de login, você o acessará como se fosse uma nova interface, basta mudar na tela de acesso ao sistema.

Unity 8

Apesar deste tipo de teste causar bastante curiosidade é interessante que ele seja realizado apenas por quem tem um pouco de conhecimento técnico com o Ubuntu.

Lembre-se, além de baixar mais de 1 giga de dados o Unity 8 ainda não está pronto, ou seja, além de bugs muitas funcionalidades ainda podem não existir ou estar funcionando corretamente, é um processo recomendado para quem quer testar e acompanhar o desenvolvimento do ambiente.

Para instalar, abra o seu terminal e cole os seguintes comandos:

sudo apt-add-repository ppa:unity8-desktop-session-team/unity8-preview-lxc
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
sudo apt-get install unity8-lxc
sudo unity8-lxc-setup

É só isso, após o último comando você baixará a versão mais recente da ISO de testes do Ubuntu com Unity 8, depois reinicie o computador e você poderá acessar a nova interface pela tela de login.

Caso você deseje remover tudo isso, use os comandos:

sudo apt-get install ppa-purge
sudo ppa-purge ppa:unity8-desktop-session-team/unity8-preview-lxc

Para mais informações acesse a wiki do projeto.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!