TutoriaisUbuntu

Ubuntu – Deixando a inicialização do sistema mais rápida

Veja como remover processos desnecessários para deixar a inicialização do Ubuntu mais rápida com ajuda do utilitário “bum”.

Como fazer para o Ubuntu iniciar mais rápido

O processo de boot (inicialização do computador) hoje em dia é rápido em qualquer sistema operacional, ainda me lembro dos quase 10 minutos que eu ficava esperando o Windows 98 ligar, ou sou velho cara.

No Linux a inicialização já é rápida por natureza mas sempre tem uma maneira de otimizar ainda mais as coisas. O que costuma atrasar a inicialização do sistema são os processos de programas e de serviços que iniciam junto com o sistema.

O Ubuntu e outras distros possuem um aplicativo chamado “aplicativos de sessão” onde você pode gerenciar quais aplicativos iniciam junto com o sistema, porém, este aplicativo não costuma mostrar todos os processos, na verdade ele mostra basicamente os processos que o seu usuário colocou lá.

Para gerenciar outros processos que ficaram ocultos na maioria das vezes vamos usar o BUM.

Como usar o BUM para deixar a inicialização do Ubuntu mais rápida

boot up manager

BUM é um acrônimo de “BootUp Manager“, ele é uma aplicação que permite justamente o gerenciamento dos aplicativos e processos que iniciam junto com o sistema, para instalar o Ubuntu apenas clique no botão abaixo:

apt://bum

Ou se preferir instalar pelo terminal:

sudo apt-get install bum

A aplicação estará no menu do sistema operacional, basta procurar por “BootUp Manager“, será necessário digitar a sua senha de root para acessar o aplicativo.

BootUp-Manager

Nele você pode desabilitar todos os processos que não utilizar, mas ATENÇÃO, alguns processos são essenciais para o funcionamento do sistema, por isso PESQUISE antes de desabilitar alguma coisa caso tenha dúvidas.

Cada pessoa tem uma necessidade diferente, por isso não posso dizer exatamente o que desabilitar, por isso vale a pesquisa como eu disse antes, mas para dar um exemplo para minha utilização, não costumo usar o bluetooth e nem impressoras, então poderia desligar tranquilamente o bluetooth e o cups.

Desabilitar um serviço aqui não significa que ele deixará de funcionar no sistema, somente significa que ele não iniciará junto com o sistema como um todo.

Legal essa dica né? Que tal compartilhar para dar uma força para o blog, eu agradeço! 🙂

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
2695 postagens

Sobre o autor
Criador do blog e canal Diolinux, alguém que acredita em liberdade de escolha e é apaixonado por música e tecnologia.
Artigos
    Postagens relacionadas
    Tutoriais

    Adeus Hamachi! Testamos a rede meshnet da NordVPN 

    Tutoriais

    Como instalar Debian Unstable (Sid)

    VídeoTutoriais

    Quanto Linux pesa? Linux quanto custa?