TutoriaisUbuntu

Como acelerar a pesquisa na Dash(Menu) do Ubuntu

Veja como acelerar a pesquisa pelos aplicativos na Dash do Ubuntu com Unity para agilizar ainda mais o seu trabalho.

Aprenda a deixar a pesquisa do Unity mais rápida e responsiva

A interface Unity do Ubuntu é para mim uma das coisas mais produtivas que pude ter contato nos últimos anos, a maneira de organizar as janelas, a colocação dos ícones, o desenho da interface entre outras coisas permitem que a minha produtividade aumente muito.

Veja também:

Qual o motivo de eu usar o Ubuntu?

Dentre todos os bons recursos do Ubuntu e sua interface Unity estão as “Smart Scopes”, que são uma maneira unificada de pesquisar por conteúdo local no seu computador e também conteúdo online, porém, eu não costumo às utilizar com frequência, a única coisa que faço no menu é abrir os meus programas.

Percebi que conforme a palavra utilizada na pesquisa ela poderia demorar até uns 3 segundos para apresentar uma resposta efetiva, isso acontece porque o Unity fazia a busca em todas as Scopes antes de me entregar o resultado.

Leia também:

7 dicas para otimizar a velocidade do Ubuntu

Como eu não preciso de todas elas, aliás, só preciso das aplicações é perfeitamente cabível removê-las, você verá como isso vai acelerar a resposta pela suas buscas por aplicativos.

Como remover as Scopes desnecessárias do Ubuntu Unity 

A melhor maneira de dar um “Speed Up” no Ubuntu é remover as “lentes” ou “Scopes” que você não utiliza, para fazer isso é muito simples, abra a Central de Programas do Ubuntu.

Melhorando o desempenho do Ubuntu

Clique na opção Temas e tweaks.

Deixando o Ubuntu mais rápido

Clique no ícone de “Plugins de Pesquisa”.

Melhorando e velocidade do Ubuntu

Nesta próxima tela você verá todas as Scopes instaladas, você pode remover todas que não utilizar exceto duas que são responsáveis pelas aplicações:

– unity-lens-applications

– unity-scope-home

As demais, se você não utilizar você pode remover, eu removi todas menos as duas que comentei, se por acaso você quiser instalar alguma delas novamente basta ir até o mesmo local e ao invés de remover, instalar. Tudo muito simples.

Depois de remover as Lens que você desejar encerre a sessão ou reinicie a máquina, depois disso você verá os efeitos claros na hora de pesquisar por um aplicativo.

Curtiu a dica? Então compartilhe!

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!