EditorialUbuntu

5 coisas que não podem faltar no meu Ubuntu

Como todo mundo sabe eu uso o Ubuntu há um bom tempo, tenho me acertado com ele e ele tem me ajudado a tornar o canal do Diolinux e também o blog possíveis, hoje quero compartilhar 5 ferramentas que não podem faltar no meu Ubuntu.

Programas indispensáveis para o meu Ubuntu

Eu acho incrível olhar para trás e ver o tipo de usuário de computador que um dia eu fui e a maneira como vejo as coisas hoje em dia, falando do Linux em si, percebo como mudei meus gostos com o passar do tempo.

Houve uma época em que eu adorava personalizar o sistema, instalar temas, mudar ícones… hoje em dia eu só quero que ele seja o mais produtivo possível.

Não apenas o sistema é responsável pela minha produtividade, o Unity ajuda muito de fato, mas existem alguns softwares com os quais eu criei quase um vínculo afetivo (não precisa rir!) e que quase sempre são os primeiros que eu instalado, seja qual o sistema eu esteja.

Convido você a conhecer um pouco dos meus hábitos e vou lhe apresentar 5 aplicações que para mim são totalmente indispensáveis.

1 – Google Chrome

Google Chrome no Ubuntu

Eu realmente gosto do navegador da Google, uso também o Firefox para algumas tarefas apenas, acho que só as que envolvem o Java, ou algum outro trabalho esporadicamente, eu sou o tipo de usuário que se daria bem utilizando um Chromebook, desde que tivesse sempre uma boa internet à disposição obviamente.

O Chrome é onde eu passo boa parte do meu tempo de trabalho quando estou no blog, ou mesmo no canal, uso várias ferramentas ligadas a ele, como vocês verão à seguir, coisas que definitivamente não podem faltar, seja qualquer sistema operacional que eu utilize, tento o Google Chrome, logando-me com minha conta Google tenho acesso a quase tudo que preciso para produzir.

Veja também:

Vídeo tutorial de instalação do Google Chrome no Ubuntu

2 – GIMP 

Editor de imagens GIMP

Outro programa que não pode me faltar sem dúvidas é o GIMP, criei um vínculo tão grande com este programa que até quando deveria usar um programa de vetores para fazer determinadas coisas tento usar o GIMP.

Lembro que em Março de 2014 eu escrevi este artigo com “Motivos que fazem do GIMP a melhor alternativa ao Photoshop, que foi um daqueles artigos, você sabe… polêmicos…, mas que realmente refletem a minha opinião.

Se serve de argumentou eu dou aulas de Photoshop da empresa de treinamentos onde eu trabalho e acho o Adobe Photoshop incrível e sim, acho o GIMP páreo para ele. Praticamente todas as imagens que vem aqui para o blog e também as que são usadas no canal, tanto em Thumbnails como em vídeo são feitas usando o GIMP.

Obviamente que saber mexer não significa ter talento artístico, programas como este são realmente para pessoas especiais de alguma forma. Se você reparar com cuidado na imagem acima talvez perceba que o GIMP que eu utilizo é um pouco diferente do padrão.

Como comentei antes, dou aulas de Photoshop e decorar a posição e os atalhos dos dois programas deu um “tilt” do meu cérebro, de modo que encontrei uma maneira para solucionar o problema, criei uma interface customizada do GIMP onde a posição das coisas é semelhante ao Photoshop e as teclas de atalho são iguais, chamei-a de GIMPSHOP e você pode testá-la por aqui.

3 – Google Keep 

Google Keep Ubuntu

Sim eu gosto do Google, acho que você já entendeu isso! =P

O Google Keep é uma ferramenta excelente que possui um aplicativo para Android e outro para o Google Chrome que permite com que eu anote coisas onde quer que eu esteja com vários recursos diferentes como voz, listas, etc.

Antigamente, quando eu usava papel, eu tinha por hábito anotar coisas que eu queria pesquisar posteriormente ou lembretes de coisas que eu tinha que fazer. Com o passar do tempo as coisas mudaram, as poucas pesquisas viraram muitas, os lembretes muitas vezes viraram links e por aí vai.

Tenho por hábito anotar as minhas contas à pagar através de “check boxes” assim conforme eu vou quitando as minhas dívidas mensais eu vou riscando da lista, isso serve também para fazer compras no mercado, faço a lista no computador e acesso-a através do Smartphone.

É o Google Keep também que costumo anotar as sugestões que vocês leitores mandam, recebo diariamente dezenas de mensagens com pessoas sugerindo pautas para vídeos e posts, nada se perde, vou sempre anotado para utilizar no momento mais oportuno, quem dera ter tempo para atender a todos os pedidos…

Eu fiz um artigo explicando como você pode usar o Google Keep no Ubuntu, basta clicar aqui para ver, tenho certeza que será útil, uso e recomendo.

4 – Shutter e programa de captura de tela

Programa para captura de tela no Ubuntu

Acredito que um programa assim para a maioria das pessoas não é tão importante assim, mas para mim ele é com toda a certeza. É muito comum vocês lerem aqui no blog vários tutoriais sobre várias coisas diferentes, estes programas são essenciais para fazer a captura de  telas durante os tutoriais.

Dentre os programas de captura de tela que existem eu considero o Shutter um dos melhores, se não o melhor, pois com ele ainda é possível colocar anotações, números, setas e muitas outras coisas que são ideias para fazer um tutorial.

O Shutter apesar de muito bom não é unanimidade, costumo usar o próprio aplicativo de captura de tela que vem junto com o Ubuntu, aquele mesmo que aparece quando você pressiona a tecla “Print Screen”.

O Shutter está disponível na Central de Programas do Ubuntu se você desejar conhecê-lo.

5 – MEO Cloud

MEO Cloud no Ubuntu

Eu trabalho em mais de um computador durante a semana e é extremamente conveniente ter arquivos sincronizados entre os computadores para que eu possa acessá-los sempre que necessário sem precisar de um pen drive.

Costumo usar vários serviços deste tipo, que sincronizam dados entre dispositivos, uso o Dropbox, Mega, ate mesmo o Google Drive, mas o que eu costumo deixar os dados do canal, como vinhetas, artes, imagens, etc é o MEO Cloud.

O MEO Cloud é um serviço português de armazenamento em nuvem, encontrei ele enquanto buscava um substituto para o Ubuntu One que foi descontinuado no ano passado, você pode ter mais informações sobre o serviço acessando este artigo onde descrevi ele com maiores detalhes.

Todo mundo tem seus favoritos

É claro que estes não são os únicos programas que eu tenho como hábito utilizar mas são 5 dos mais importantes certamente, eles me ajudam a produzir todo o conteúdo que vocês veem aqui no blog e também no canal do Diolinux no YouTube.

Como citação de honra ainda gostaria de colocar na lista o editor de vídeos Kdenlive, o programa para gravar o desktop Simple Screen Recorder e o Libre Office.

Leia também:

É possível substituir o Microsoft Office pelo Libre Office?

Que tal você contar pra gente quais os programas que você mais utiliza no seu dia a dia, aposto que você também tem uma boa lista.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!