NotíciasSistemas operacionais

As 7 principais novidades do Kernel Linux 4.0

O tão esperado novo Linux Kernel 4.0 está entre nós e tem um nome no mínimo peculiar, estão chamando ele de “Hurr durr I’m a sheep”, ou seja, “Hurr durr eu sou uma ovelha”, venha dar uma olhada para ver o que, além do nome esquisito, este novo kernel vai apresentar.

Linux 4.0, a história de um Kernel bêbado e feliz

Tudo bem, não que o Kernel tenha bebido doses incisivas de álcool propriamente, mas quem teve a brilhante ideia de colocar o codinome dele de “Hurr Durr eu sou uma ovelha” não estava certamente gozando de plenas capacidades mentais.

Brincadeiras à parte, o nome Kernel realmente não traz novidades extremamente significativas, mas isso não quer dizer que não há uma melhora que mereça ser destacada, aliás, existem várias, e vamos listar todas para você neste artigo.

Na noite de ontem, ao entrar na página do kernel, inesperadamente dei de cara com o tão esperado kernel 4.0, como geralmente todos passam informações sobre os novos recursos, eu também passarei, mas resolvi fazer também uma revisão na história pouco antes do seu lançamento.

No passado, como nas versões 2.4 e 2.6 tínhamos números extensos demais que conhecíamos como X.Y.Z em que:

– X era o número da versão

– Y tendo número par representava a versão estável e impar a versão em desenvolvimento

– Z representava o patchlevel (ou seja, a versão de laçamento)

Depois ainda havia um ultimo número em que eram os fixes realizados ao longo do tempo. A ultima versão do 2.6 foi o 2.6.39.4.

Ao final dos últimos laçamentos do kernel 2.6, a comunidade resolveu realizar voto para decidir se iriam adotar a versão 2.8 ou 3.0, e por fim, adotaram a versão 3.0. Com isso o conceito X.Y.Z teve alterações em que 3 é a versão estável, o Y a versão de lançamento e Z as correções ao longo do tempo.

Muitos números deixam as pessoas confusas, é por isso que usamos múltiplos! 🙂

O ponto interessante é que para a versão 4.0 Linus Torvalds lançou até uma eleição no G+ para decidirem se ia passar a receber o numero 4 ou continuariam 3.

Desta forma este novo Kernel 4.0 seria tecnicamente o 3.20, apenas com um nome mais simples.

Um kernel voltado a jogos a cada dia mais

Revendo a história pouco antes da ultima versão pudemos notar que o Linux vem recebendo melhorias na parte de jogos desde a kernel 3.15 em diante, melhorias no drivers para a AMD/Nvidia e dos processadores SoC, por volta do kernel 3.18 foi corrigido um bug conhecido como o problema de 2.038, no dia 9 de março, 60 desenvolvedores do kernel assinaram um pequeno patch chamado código de conflito.

linux-gaming

As 7 principais novidades do Kernel 4.0

Analisando os novos recursos da versão 4.0 podemos perceber melhorias não tão radicais,alias , no próprio site Linux Kernel Mailing List afirma que não tem nada de muito especial comparado com o 3.19.4. Linus ainda adiciona que o 4.1 provavelmente será um lançamento maior, as principais novidades consistem em:

1 – Instalar atualizações do kernel sem a necessidade de reinicializar o computador (essa é show);

2 – Melhoramentos no Intel ‘Skylake’ platform;

3 – Suporte ao SoC Intel Quark;

4 – Vários patches para melhorar a execução do Linux no Playstation 3;

5 – Suporte ao driver DisplayPort Audio TOpen-source da AMD Radeon;

6 – Vários drivers misc HID, incluindo teclados compactos da Lenovo, Wacom Cintiq 27QHD,

Drivers de configurações de energia da Toshiba adicionou a função USB sleep/charge, rapid charge, sleep w/ music, etc;

7 – Melhorias nos File System, incluindo F2FS, BtrfFS, etc.

Resumindo

Tirando detalhes que serão percebidos apenas por usuários bem específicos, como quem deseja instalar Linux em uma PS3, as novidades são sutis.

A maioria dos usuários que sentirão alguma diferença serão os que rodam hardware AMD, estes podem sentir um pequena melhora (sem milhares!) e também as pessoas que costumam atualizar o Kernel.

A possibilidade de  mudar de kernel em execução sem precisar reiniciar a sua máquina é algo muito interessante, um recurso bem útil para servidores.

Quem utiliza o Ubuntu já pode desfrutar desse kernel, pois a Canonical já o liberou em:

Kernel Ubuntu pela Canonical

Para demais sistemas que desejarem usufruir desta preciosidade basta acessar o próprio site do Kernel  clicando neste link.

Atualizar o Kernel, um dilema quase “shakespeariano”

Este artigo foi escrito de maneira colaborativa com o meu amigo Gabriel do blog Toca do Tux, eu e ele costumamos discutir alguns assuntos sobre o Kernel, e entre um café e outro sempre tem aquele questionamento sobre se vale mesmo a pena atualizar essa bagaça.

Talvez você fique com a mesma dúvida mas baseado no que foi apresentado acho que você conseguirá tomar uma decisão coerente, para facilitar ainda mais a sua vida preparamos um vídeo para abordar esta questão.

Atualizar ou não, eis a questão!

Fica aí esta boa dica para você, se quiser receber outras como esta assine a nossa newsletter logo abaixo aqui no deste artigo, ao final do dia enviaremos para você todas as novidades que forem publicadas.

Até a próxima! 🙂

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!