Tutoriais

Como rodar Firefox e Google Chrome em modo Kiosk

Veja como fazer para colocar os dois navegadores para trabalharem em modo Kiosk para criar estações de trabalho.

Trabalhando em modo “Kiosk” no Google Chrome e no Mozilla Firefox

O Modo Quiosque (aportuguesado) ou Kiosk Mode é uma maneira muito interessante de se utilizar navegadores de internet para exibir páginas web em terminais, como os terminais de banco por exemplo.

Este tipo de prática é utilizado em casos muito específicos e com necessidades especiais na maioria das vezes, é um tipo de coisa que dificilmente você encontrar um usuário doméstico fazendo, mas o que ele faz na prática é limitar a navegação do usuário por uma página específica, levando-o a outra página apenas se o sistema que ele estiver operando permitir.

Para entender melhor, imagine o seu browser favorito depois que você aperta a tecla F11, quando você faz isso ele fica em tela cheia, desta forma você tem toda a atenção para a página da internet, se você quiser mudar de site ou mesmo sair do modo tela cheia na maioria das vezes basta levar o mouse até o topo do browser e os menus vão aparecer, ou ainda, simplesmente apertar F11 mais uma vez.

No modo Kiosk  é mais ou menos isso que acontece, você vê a página em tela cheia, mas diferentemente do fullscreen padrão, nele você não consegue acessar o menu do browser, ou mudar a URL pela barra de endereços, ou clicar com o botão direito e usar um menu de contexto, o usuário ficará sempre confinado a tal página podendo ir somente para outras páginas caso o página que ele esteja vendo possua um link que o direcione para tal.

Usando o Modo Kiosk no Mozilla Firefox

R-Kiosk Firefox

Podemos utilizar este recurso no Firefox utilizando um pequeno Add-on chamado R-Kiosk, ele deixará o seu browser em modo Kiosk e o único jeito de removê-lo é executando o navegador em modo seguro, veja como usar:

1. Primeiro defina o endereço (URL) da página que ficará em modo Kiosk nas configurações do navegador, você deve apenas digitar o endereço inicial do navegador, a página que ele deve abrir quando for iniciado.

2. Agora você pode instalar o R-Kiosk a partir deste link.

3. Depois de instalado, o Add-on pedirá para que o browser seja reiniciado, ao reiniciar ele ele sempre ficará no modo Kiosk abrindo na página que você selecionou no passo 1.

4. Caso você queira remover o R-Kiosk ou fazer alguma alteração no endereço inicial basta abrir o navegador em modo seguro, no Linux aperte as teclas Alt+F2 e digite:

firefox –safe-mode

O mesmo pode ser feito usando o terminal Linux também, se você estiver usando o Windows este comando deverá ser dado na janela “executar”. Desta forma, para remover o R-Kiosk do Firefox vá até a sessão complementos do browser e o remova de lá.

Com o R-Kiosk instalado sempre que precisar iniciá-lo basta clicar no Firefox, o browser terá apenas esta serventia com esta extensão e será limitado a este uso não podendo ser usado para navegar na internet da maneira convencional.

Usando o Modo Kiosk no Google Chrome

Para o Google Chrome também usaremos uma extensão, ela chama-se singelamente de “Kiosk” e tem uma interface muito mais interessante que a do Firefox e que não compromete o uso do browser.

Kiosk no Google Chrome

Como usar o Kiosk no Google Chrome:

1. Instale o aplicativo à partir da Chrome Web Store clicando neste link.

2. Depois de instalado ele estará na sua nova aba do Chrome junto com os demais aplicativos, basta clicar nele. A primeira coisa que você deve fazer é digitar o endereço (URL) da página que será mostrada em modo Kiosk, você pode inclusive configurar portas para acesso remoto ao computador, etc, uma vez configurado a gosto apena clique em SAVE, botão que fica na parte inferior e o modo Kiosk se inicia.

3. Para remover o Kiosk do Chrome basta clicar com o botão direito sobre ele na sessão onde são exibidos os aplicativos do browser e clicar em remover, simples e prático.

Diferentemente da opção que encontramos no Firefox a opção Kiosk do Chrome permite a utilização do navegador para outros propósitos e não é necessário entrar em modo de segurança para removê-lo.

Toda a vez que quiser iniciar o Kiosk basta clicar no aplicativo.

E aí, curtiu a dica? Então compartilhe e ajude a espalhar o conhecimento!

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!