Como rodar Firefox e Google Chrome em modo Kiosk

Como rodar Firefox e Google Chrome em modo Kiosk

Veja como fazer para colocar os dois navegadores para trabalharem em modo Kiosk para criar estações de trabalho.

Trabalhando em modo “Kiosk” no Google Chrome e no Mozilla Firefox

O Modo Quiosque (aportuguesado) ou Kiosk Mode é uma maneira muito interessante de se utilizar navegadores de internet para exibir páginas web em terminais, como os terminais de banco por exemplo.

Este tipo de prática é utilizado em casos muito específicos e com necessidades especiais na maioria das vezes, é um tipo de coisa que dificilmente você encontrar um usuário doméstico fazendo, mas o que ele faz na prática é limitar a navegação do usuário por uma página específica, levando-o a outra página apenas se o sistema que ele estiver operando permitir.

Para entender melhor, imagine o seu browser favorito depois que você aperta a tecla F11, quando você faz isso ele fica em tela cheia, desta forma você tem toda a atenção para a página da internet, se você quiser mudar de site ou mesmo sair do modo tela cheia na maioria das vezes basta levar o mouse até o topo do browser e os menus vão aparecer, ou ainda, simplesmente apertar F11 mais uma vez.

No modo Kiosk  é mais ou menos isso que acontece, você vê a página em tela cheia, mas diferentemente do fullscreen padrão, nele você não consegue acessar o menu do browser, ou mudar a URL pela barra de endereços, ou clicar com o botão direito e usar um menu de contexto, o usuário ficará sempre confinado a tal página podendo ir somente para outras páginas caso o página que ele esteja vendo possua um link que o direcione para tal.

Usando o Modo Kiosk no Mozilla Firefox

R-Kiosk Firefox

Podemos utilizar este recurso no Firefox utilizando um pequeno Add-on chamado R-Kiosk, ele deixará o seu browser em modo Kiosk e o único jeito de removê-lo é executando o navegador em modo seguro, veja como usar:

1. Primeiro defina o endereço (URL) da página que ficará em modo Kiosk nas configurações do navegador, você deve apenas digitar o endereço inicial do navegador, a página que ele deve abrir quando for iniciado.

2. Agora você pode instalar o R-Kiosk a partir deste link.

3. Depois de instalado, o Add-on pedirá para que o browser seja reiniciado, ao reiniciar ele ele sempre ficará no modo Kiosk abrindo na página que você selecionou no passo 1.

4. Caso você queira remover o R-Kiosk ou fazer alguma alteração no endereço inicial basta abrir o navegador em modo seguro, no Linux aperte as teclas Alt+F2 e digite:

firefox –safe-mode

O mesmo pode ser feito usando o terminal Linux também, se você estiver usando o Windows este comando deverá ser dado na janela “executar”. Desta forma, para remover o R-Kiosk do Firefox vá até a sessão complementos do browser e o remova de lá.

Com o R-Kiosk instalado sempre que precisar iniciá-lo basta clicar no Firefox, o browser terá apenas esta serventia com esta extensão e será limitado a este uso não podendo ser usado para navegar na internet da maneira convencional.

Usando o Modo Kiosk no Google Chrome

Para o Google Chrome também usaremos uma extensão, ela chama-se singelamente de “Kiosk” e tem uma interface muito mais interessante que a do Firefox e que não compromete o uso do browser.

Kiosk no Google Chrome

Como usar o Kiosk no Google Chrome:

1. Instale o aplicativo à partir da Chrome Web Store clicando neste link.

2. Depois de instalado ele estará na sua nova aba do Chrome junto com os demais aplicativos, basta clicar nele. A primeira coisa que você deve fazer é digitar o endereço (URL) da página que será mostrada em modo Kiosk, você pode inclusive configurar portas para acesso remoto ao computador, etc, uma vez configurado a gosto apena clique em SAVE, botão que fica na parte inferior e o modo Kiosk se inicia.

3. Para remover o Kiosk do Chrome basta clicar com o botão direito sobre ele na sessão onde são exibidos os aplicativos do browser e clicar em remover, simples e prático.

Diferentemente da opção que encontramos no Firefox a opção Kiosk do Chrome permite a utilização do navegador para outros propósitos e não é necessário entrar em modo de segurança para removê-lo.

Toda a vez que quiser iniciar o Kiosk basta clicar no aplicativo.

E aí, curtiu a dica? Então compartilhe e ajude a espalhar o conhecimento!

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste
Ícone do Dropbox não iniciando no Linux Mint Cinnamon?
Continue lendo

Ícone do Dropbox não iniciando no Linux Mint Cinnamon? Veja como resolver!

Hoje eu tive um problema curioso no Linux Mint com Cinnamon. Reparei que o ícone indicador do Dropbox, o popular serviço de armazenamento em nuvem, não estava aparecendo na área de indicadores, ainda que o serviço estivesse funcionando corretamente. Como a solução do problema foi simples, eu resolvi compartilhar com você, caso você tenha o mesmo o problema, já saberá como resolver. ☺