TutoriaisUbuntu

Como instalar o Plank Dock no Ubuntu

O Plank é o dock do Elementary OS e ele pode trazer um ar Mac OSX ao seu desktop Ubuntu, hoje vamos aprender a instalar esta ferramenta.

Instale uma Dock cheia de estilo no seu Ubuntu

Quem gosta de ter um visual um pouco diferente do Ubuntu padrão além de colocar um tema que agrade mais costuma colocar um Dock, por que eu não sei! Mas de fato eles deixa o desktop bonito e são uma boa maneira de organizar os seus programas.

Existem várias docks disponíveis, o Cairo Dock e o Docky são ótimos exemplos de boas alternativas, ambos estão na Central de Programas do Ubuntu e você pode instalá-los por lá sem fazer muito esforço, porém, hoje não vamos fazer das opções convencionais.

O Elementary OS é um dos sistemas mais belos que você vai conhecer um dia e um dos elementos que compõe ele é justamente a Dock, chamada de Plank, ela é muito leve e tem uma aparência bem clean, é possível também selecionar alguns temas para ela.

Como instalar o Plank Dock no Ubuntu

Abra o seu terminal, copie todo o conteúdo abaixo, cole no terminal, pressione a tecla “enter”, digite a sua senha e pressione a tecla “enter” novamente e aguarde a instalação:

sudo add-apt-repository ppa:ricotz/docky -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install plank -y

Prontinho, abra o Plank pelo menu do Ubuntu e use a vontade; para fazer com que o Plank inicie junto com o sistema, abra o menu do Ubuntu e procure por “aplicativos de sessão” e adicione uma entra para o Plank com o comando “plank” sem as aspas como na imagem abaixo:

Configure para o plank iniciar com o sistema

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!