Como instalar o LXQt no Ubuntu e Lubuntu

Uma nova interface gráfica está disponível para as pessoas que tem computadores mais modestos, este é o LXQT, a junção do RazorQt com o LXDE, conheça um pouco mais desta interface e aprenda a instalar no seu sistema.
LXQt agora chega ao Lubuntu Daily
Imagem: Reprodução

LXQt, um ambiente leve e funcional para Linux

Esta é a esperada junção de dois projetos muito bons com um mesmo ideal, o RazorQt e o LXDE, ambos são ambientes minimalistas destinados a computadores com hardware mais modesto e como parece que “tudo” está caminhando para o QT temos mais uma interface com base nestas bibliotecas.
O novo ambiente já está disponível para quem desejar testar, é mais indicado instalar ele no Lubuntu pois aparentemente os ambientes são mais convergentes de alguma forma, não é necessário baixar tantos arquivos, entretanto, é possível instalar no Ubuntu convencional também.
Mudança de interface gráfica apesar de ser algo fácil de fazer é uma tarefa avançada então se você não se sentir preparado(a) para ter que arrumar o seu sistema caso dê treta alguma problema, não o faça.

Instalando o LXQT no (L)Ubuntu 14.10 e 14.04

Abra o terminal e cole os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:lubuntu-dev/lubuntu-daily 

sudo apt-get update 

sudo apt-get upgrade 

sudo apt-get install lxqt-metapackage lxqt-session lxsession

Depois de instalado vá até a tela de login do sistema e mude a sessão para LXQt, agora você pode aproveitar a interface, caso algo dê errado ou mesmo você não goste para desinstalar o ambiente logue novamente na antiga interface e dê os seguintes comandos:

sudo apt-get remove lxqt-metapackage lxqt-session lxsession

sudo apt-get autoremove

Se você deseja instalar o LXQt em outra distribuição que não seja baseada no Ubuntu verifique os links na página no projeto, este ambiente gráfico deverá vir como padrão em futuras versões do Lubuntu, atualmente ele está na versão 0.8 e tem compatibilidade completa com o QT5, o mesmo utilizado para fazer o KDE 5.

Até a próxima!

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste