GNOMESistemas operacionaisUbuntu

Ubuntu Gnome 14.10 vai usar Gnome 3.12 ao invés do 3.14

O desenvolvedor do Ubuntu Gnome Ali Linx explicou porque o futuro lançamento do Ubuntu Gnome irá trazer o Gnome 3.12 por padrão e não o recém lançado Gnome 3.14.

Por política de desenvolvimento Ubuntu 14.10 não terá a versão mais recente do Gnome

É realmente uma pena mas o tão “pomposo” Gnome 3.14 que deu as caras essa semana não será padrão do Ubuntu 14.10 em sua versão Gnome, o motivo é que, devido a política de congelamento da Canonical, o sistema não pode receber mais modificações a partir de uma certa data, e deve ficar “congelado” apenas para correção de bugs.

Essa é uma prática relativamente comum entre as distros que não são Rolling Release e possui ciclos de lançamento, isso acontece do Debian também por exemplo, o caso é que o ciclo do Ubuntu 14.10 Gnome culminava no dia 21 de Agosto, ou seja, mais ou menos um mês antes do lançamento do novo Gnome.

Segundo Ali Linx, como a data de lançamento da versão final está muito próxima, eles não teriam tempo suficiente para fazer testes e debugar o novo Gnome no Ubuntu 14.10, desta forma o sistema chegará com o Gnome 3.12 por padrão, entretanto será possível instalar o ambiente mais recente por conta própria usando PPAs.

O Ubuntu 14.10 com Unity, que lançou seu Beta Final hoje, deverá trabalhar em seu BackEnd com aplicações com um miste de Gnome 3.10 e 3.12.

Se você gostaria de usar um sistema que já sai de fábrica com o novo Gnome considere testar o Fedora 21, a sua versão final ainda não saiu mais já temos um Alpha para testes.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!