Sistemas operacionaisTutoriais

Malas prontas para o Linux: O Guia do iniciante passo a passo

Conteúdo mostrar

Seja muito bem-vindo a um dos posts mais extensos da minha vida, hoje vamos abordar a questão de migração de sistema operacional, explicando e dando dicas para você não ter mais dificuldade e não ficar mais perdido neste mundo novo.

Todas as dicas que você precisa para migrar de sistema operacional

Se você está lendo este artigo talvez você já tenha em mente que deseja mudar de sistema, mas vamos considerar que você ainda esteja inseguro para fazer essa mudança “de mala e cuia” então antes de prosseguirmos aos escopo do artigo vamos começar por alguns esclarecimentos que são essenciais.

O que é Linux?

Se você respondeu “é um sistema operacional” já pode ir parando (parando para ler, não parando com a ideia de usar Linux hehehe); a verdade é que, “Linux” é um Kernel, o sistema operacional que você usa baseado em Linux é chamado de distribuição e elas recebem diferentes nomes, sendo que uma das mais famosas é o Ubuntu.

E se você pensou “ihhh agora que ferrou mesmo, eu não entendi nada..” fique tranquilo, eu fiz um vídeo que pode te ajudar a entender um pouco melhor e de quebra ainda mostrei algumas da distros mais conhecidas, distro é a abreviação de distribuição.

Certo, agora você já deve ter entendido o que é de fato o Linux, nós usuários do sistema chamamos qualquer sistema operacional baseando em Linux de “Linux”, mas o correto seria chamá-los por seus nomes, como Ubuntu, Linux Mint, Fedora, cada um teles tem o mesmo Kernel Linux como você viu no vídeo, mas são sistemas operacionais desenvolvidos por empresas e pessoas diferentes.

Agora que já sei o que é Linux, tenho que escolher a minha distribuição

Depois de ter visto o vídeo anterior você provavelmente ficou pensando então qual seria a melhor versão do Linux para utilizar nas suas tarefas do dia-a-dia, se você está iniciando e vem do Windows talvez você se sinta mais a vontade com um sistema que tenha uma aparência e organização visual mais parecida com o sistema da Microsoft.

Uma boa opção neste caso seria o Linux Mint, apesar de recomendar ele para quem está iniciando se você não se importar com uma mudança de paradigma um pouquinho maior o Ubuntu será a melhor opção, tudo o que o Mint tem você terá no Ubuntu também e vice-e-versa, podemos dizer que são sistemas irmãos.

Confira este artigo onde foram abordados 10 motivos para você migrar do Windows para o Ubuntu. 

E confira também: Coisas que você precisa saber antes de instalar o Ubuntu.

Partindo do Principio que você vá utilizar o Ubuntu (se eu consigo você também consegue) vamos começar a destrinchar os problemas vez a vez.

Baixando o sistema operacional e instalando

Essa é uma dúvida que permeia a mente de quem está querendo migrar para o Linux, o Ubuntu é grátis e você não precisa do The Pirate Bay para baixar nada, basta ir até o site e baixar.

Depois de baixar o sistema, é hora de instalar. É sempre importante fazer backup do seu sistema atual e salvar os seus dados mais importantes em um local seguro para que você possa restaurá-los mais tarde, depois de baixar a ISO do sistema da maneira que você aprendeu no vídeo acima chegou a hora de gravá-la em um DVD ou usar um Pen Drive, para ajudar a ilustrar toda essa situação, veja o vídeo abaixo onde mostrei como instalar o Ubuntu através de um Pen Drive.

A instalação do Ubuntu é muito simples e intuitiva mas como com um vídeo é sempre melhor, então confira a instalação do Ubuntu passo a passo para não ter nenhuma dúvida.

Ubuntu instalado com sucesso!

Agora que você já tem um sistema operacional novinho em folha é que vamos começar “as brincadeiras”, até agora o artigo se resumiu em mostrar algumas coisas essenciais para quem pretende migrar, agora vamos apresentar algumas soluções para quem está iniciando, uma relação enorme de programas e funcionalidades para o sistema.

Depois que você se acostumar com “o lado da internet que usa Linux” você vai se deparar com vários artigos sobre “O que fazer depois de instalar o Ubuntu” e nós temos o nosso também.

O que fazer depois de instalar o Ubuntu 14.04

Assim como no Windows existe uma série de coisas que você precisa fazer para deixar o sistema mais funcional, na realidade é uma coisa só, instalar os codecs para reprodução de arquivos multimídia, com isso você conseguirá todo o básico, como navegação na internet, vídeos, músicas etc, é claro que existem outras coisas que você pode fazer para tornar o uso do Ubuntu mais confortável e é isso que nós mostramos aqui, no “O que fazer depois de instalar o Ubuntu!

Acostumando-se com o novo sistema

É a coisa mais normal do mundo ficar perdido num sistema novo, mas entender como ele funciona é algo essencial, o Ubuntu tem um recurso que muitas vezes é desconhecido pelos usuários que é o aplicativo de ajuda.

No Ubuntu para abrir um programa você deve ir até o primeiro ícone da barra lateral onde os ícones dos programas ficam, lá você pode pesquisar pelo aplicativo de ajuda digitando a palavra “ajuda”, clique nele e você verá uma tela como esta abaixo:

Guia do Ubuntu Desktop

Neste programa você encontrará várias informações úteis sobre o sistema, desde nomenclatura das coisas até dicas de como configurar o sistema, atalhos do ambiente gráfico etc, explore todos os itens com cuidado e não deixe de consulta-lo em caso de dúvidas, ele é o seu manual do Ubuntu no Ubuntu.

Como fazer as coisas básicas do Windows no Ubuntu

Agora vou listar algumas coisas que lembro que tive problemas quando usei Linux pela primeira vez, nomes das coisas, onde fica o que, etc.

Windows Explorer

Algo tão simples quanto abrir pastas pode ser complicado se você não sabe onde ir, no Windows temos o “Windows Explorer”, um programa que serve para navegar pelos arquivos do seu computador, é por ele que você vai até as pastas que contém as suas músicas favoritas, as suas imagens, etc.

Navegador de arquivos no Ubuntu

No Ubuntu este programa responsável pela navegação pelas pastas e arquivos chama-se Nautilus, e ele funciona exatamente da mesma forma, copiar e colar, abrir pastas com dois cliques e tem até algumas funções a mais, como abrir pastas em abas assim como num navegador de internet, acredite, depois que você se acostumar com essas abas nunca mais vai querer um gerenciador de arquivos que não possa fazer isso.

Alt+Ctrl+Del e Gerenciador de tarefas

Uma das coisas que eu estava acostumado no Windows também era o Gerenciador de tarefas onde você pode ver todos os processos do computador, chegava-se até ele pressionando uma combinação de teclas muito popular no Windows, quando a situação aperta, Alt+Ctrl+Del.

No Ubuntu temos um programa parecido, ele se chama “Monitor do Sistema” e você provavelmente não vai utilizá-lo para finalizar tarefas e sim para verificar os recursos do computador como, espaço em disco, memória utilizada, processador, essas coisas.

Monitor do sistema Ubuntu

Nas aba Central você consegue ver os recursos utilizados pela máquina, como número de núcleos do preocessador, quantidade de memória, trafego de rede.

Monitor do sistema Ubuntu

Na Abra de “Sistemas de Arquivos” você consegue visualizar o quão cheio está o seu HD ou a sua partição, no gráfico, quanto mais próximo de 100% mais cheio o seu HD está.

fAiXKQwxm4puN1Y 50dBUrPQ1EtuNGnT vp1wSz4 q9PaEHfpvVcEzuhVQt6obVMmLSQ5mSV0ThhoU6FM 3h0xz IFhn9EasdWD1LPDUTv3fszIyZ8QiaAhQMbdR8mIzAnAHLvV1

Na primeira aba você consegue ver todos os processos rodando no sistema e pode até finalizá-los se quiser, vale lembrar que o “Monitor do Sistema” pode ser encontrado no Menu do seu Ubuntu.

“E se um programa travar como faz?”

Ninguém está livre de travamentos, no Linux é mais difícil isso acontecer mas não é impossível, caso um programa trave você pode abrir o Monitor do Sistema e finalizar o processo dele por lá, mas eu particularmente gosto do XKILL, abra o terminal pelo menu do Ubuntu (o terminal é um programa para você dar comandos ao Linux via texto) e digite “xkill” sem aspas, o seu mouse vai virar um “matador” e vai fechar qualquer programa que você clique.

Existe um menu “Executar” como o que aparece quando eu aperto “Windows+R”?

Esta era uma dúvida que eu tinha também e sim, existe, ao invés de apertar a tecla do Windows, que aqui chamados de “Tecla Super” e R, você deve aperte ALT+F2 e digitar o comando que você deseja, obviamente que os comandos que o Ubuntu aceita são diferentes dos do Windows.

Atalhos no teclado

Existe uma série de atalhos para se usar no Ubuntu, se você segurar tecla SUPER apertada por 3 segundos você verá a tela abaixo com todos os atalhos do Unity (que é o nome da interface gráfica do Ubuntu).

Atalhos do Ubuntu

Como formatar um pen drive no Ubuntu

Por mais ridículo que isso possa parecer eu já tive essa dúvida, e esse procedimento apesar de simples é um pouco mais complicado do que poderia ser, confira o vídeo abaixo produzido pelo Diolinux:

Como configurar a resolução da tela

Esta era outra dúvida que eu tinha, no Windows para alterar a resolução da tela era só clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho e clicar na opção de resolução, um atalho simples e fácil, no Ubuntu não é nada complicado também, abrindo menu basta digitar “Monitores” ou “Tela” e você terá acesso a um menu de configurações dos monitores, incluindo a resolução:

Configurando resolução de tela no Ubuntu

Como se configura rede no Ubuntu, IP? Informações sobre a rede?

Essa parte já é para usuários um pouco mais avançados mas mesmo assim pode acontecer de você precisar mexer com a sua rede por algum motivo.

Saiba que muitos comandos de rede são semelhantes no Linux e no Windows, como o comando ping, para configurar a rede no Ubuntu você deve clicar no ícone que fica na barra superior na área de trabalho, se você estiver conectado via cabo ele se parece com duas setas em direções opostas na vertical, caso seja Wi-Fi, símbolo será o tradicional de Wi-Fi.

Configurações de rede no Ubuntu

Clicando neste ícone você terá acesso a várias informações, como as redes Wi-Fi disponíveis (elas só aparecerão se você tiver um hardware para acesso a redes sem fio), para conectar-se a uma delas basta escolher a que você quiser, caso ela tenha senha se abrirá uma janela permitindo a digitação da senha.

Neste mesmo lugar você encontra também as opções de conectar/desconectar das redes, seja cabeada ou sem fio, se você clicar em “Informação”, você conseguirá ver o seu status de rede, endereço IP, máscara de subrede, DNS, etc, como na imagem abaixo:

Informações de rede no Ubuntu

Perceba que obter essas informações no Ubuntu é mais simples que no Windows, se quiser fazer isso via terminal basta digitar: ifconfig.

Para editar conexões de rede basta clicar na opções “Editar” logo abaixo na opção “Informação”, essa opção pode ser encontrada no menu de configurações do Ubuntu ou procurando por “Rede” no Menu principal do sistema.

Para editar uma conexão basta escolher qual você deseja e clicar em editar na lateral, depois abrirá uma janela onde você pode configurar IP, DNS e demais configurações avançadas de rede manualmente.

Conexões de rede no Ubuntu

Como acessar um servidor Windows em rede no Linux?

No Ubuntu você vai fazer isso usando o Nautilus (lembra dele, o navegador de arquivos?), abra ele e você verá que do lado esquerdo existe uma opção chamada “Conectar a servidor”.

Conectando a um servidor no Ubuntu

Quando você clicar nela vai se abrir essa pequena janela onde você pode digitar o endereço do servidor que você quer acessar, mas não esqueça de escrever smb:// pois o Ubuntu utiliza um aplicativo chamado SAMBA para se conectar as redes Windows, se você reparar na figura acima também do lado esquerdo, logo acima de “Conectar a Servidor” há uma opção para navegar na rede como você faz no Windows normalmente.

Painel de Controle no Ubuntu?

Se você está procurando um local que concentre todas as informações do sistema e opções de configuração como no Windows saiba que isso também existe no Ubuntu, o equivalente ao painel de controle do Windows no Ubuntu chama-se Unity Control Center e você pode acessá-lo clicando no ícone da engrenagem no canto superior direito e clicando em “Configurações do sistema…” ou ainda procurar o aplicativo de mesmo nome no menu.

Centro de Controle do Ubuntu

Aqui você vai encontrar tudo que há de configurações no sistema, não vou detalhar muito cada opção pois acredito que elas sejam intuitivas, criar usuários, modificar o som, configurar a data e hora, configurar o seu mouse e demais opções são muito simples de se ajustar. Explore a vontade e não esqueça do aplicativo de Ajuda que eu comentei antes.

Cadê o meu Disco C:/?

Uma das maiores dúvidas de usuários que estão muito acostumados com o Windows e migram para o Linux é essa, no Windows as partições no HD são representadas por letras, e chamadas de disco C,D,E,F, assim como os dispositivos como leitores de CD/DVD e no Disco C é onde ficam armazenadas as principais pastas do sistema operacional.

Diretórios do Ubuntu

No Ubuntu essas letrinhas não existem, o Linux usa uma nomenclatura diferente para as partições e a organização dos arquivos do sistema, você pode até pensar que isso é estranho mas na verdade a unica exceção à regra é o Windows, todos os outros sistemas operacionais seguem um modelo semelhante ao do Ubuntu, seja Mac OSX, seja BSD, seja Android.

Para elucidar melhor essa questão recomendo que você leia o artigo que publicamos aqui explicando para que serve cada diretório dentro da raiz do sistema, que seria algo equivalente ao Disco C do Windows.

Como instalar programas no Ubuntu

O Ubuntu conta com a Central de Programas uma aplicação que reúne os principais programas para que você instale com apenas um clique, selecione o programas e clique em instalar, esse mecanismo é muito parecido com a Google Play do Android ou com a App Store dos Macs, esse tipo de ferramenta fez tanto sucesso que até o Windows 8 implementou uma funcionalidade parecida com a Windows Store.

Central de Programas do Ubuntu

Para instalar programas por ele basta você procurar pelo aplicativo que deseja digitando o nome do mesmo ou a função que você deseja, por exemplo: “Audacity” ou “Editor de áudio”, clicar no aplicativo que você deseja, clicar no botão “Instalar”, digitar a sua senha de usuário na janela que se abrir, confirmar e aguardar a instalação, assim que terminar o aplicativo estará disponível no menu do sistema.

Cara, cadê meu EXE?

esCSbz5hNmFMClJVcBPqtI9 xCDkBtBbY93c84dJ3eHvQxI5bhabILd6kBJ7 o26ur01 n YMsjRfhnUPXyJSFPvRmbxpAuBSG 2wXvdbnWHHui23ngbME

Pois é, maldito costume de instalar tudo clicando em next, next, next, next…, apesar dos problemas que por vezes trazem, podemos dizer que os pacotes de software do Windows, os chamados .EXE são bem práticos, no Ubuntu você terá um recurso semelhante, mas ao invés de se chamar EXE os pacotes se chamam DEB, pacotes .deb podem ser instalados no Ubuntu dando dois cliques como você fazia no Windows, eles abrem com a Central de Programas e depois você instala como qualquer outro, clica no botão de instalar, digita a senha, confirma, aguarda a instalação e abre o aplicativo pelo menu.

Programas via PPA

O PPA é um recurso que o Ubuntu tem para instalar um programa que não está nos repositórios oficiais ou que não estão disponibilizados via DEB para o usuários.

Através dos PPAs você pode ter acesso a programas que ainda estão sendo desenvolvidos, acesso a programas que ainda não passaram pelo crivo da Canonical (empresa que desenvolve o Ubuntu); eles funcionam como qualquer outro repositório do sistema.

u i MjeeMxsjCRb1Utqcn0jI6PEOQ0kwFU0eS75UIdIzJIY 0 dHtCTk4d9L nsdDQkMsXt18scOFZP5Aohujl UT0BiEDx6AN7K4m10QkJB0vMShuknbUxepgZJXsjyj08FG 4

Os programas da Central de Programas estão em servidores, como qualquer outro software na internet, esse servidor tem um endereço como ARCHIVE.UBUNTU.COM que é o repositório onde se encontram a maioria dos pacotes, o que você faz quando adiciona um PPA é justamente adicionar mais um fonte onde o Ubuntu pode buscar programas, usar PPA traz a vantagem de sempre ter os programas atualizados o mais rápido possível.

Você vai encontrar várias dicas sobre como instalar vários programas no Ubuntu na internet usando PPA, programas instalados desta forma normalmente usam o terminal onde você copia e cola normalmente 3 comandos, um para adicionar um PPA, outro para atualizar a lista de repositórios disponíveis e o último para instalar o programa propriamente dito, é nessa hora que muitos usuários correm por não quererem digitar comandos e é por isso que é bom alertar a todos que é possível fazer isso de maneira gráfica, ensinamos isso passo-a-passo neste artigo, então basta você passar por lá e dar uma lida, existe também um programa chamado Y-PPA Manager para facilitar ainda mais.

Se você achou essa história de PPA boa e quer saber mais, nós preparamos um artigo explicando como eles funcionam e como utilizá-los pelo terminal.

Chegamos agora a metade do nosso tutorial, neste ponto vamos apresentar as melhorer soluções do mundo Linux para programas conhecidos no mundo Windows

Este é um dos pontos mais importantes, afinal de contas é complicado migrar de sistema operacional e “abrir mão” dos programas que você usa a anos, na maioria das vezes as mudanças não são tão drásticas como sugerem alguns, e na maioria das vezes a mudança é para Melhor.

Vamos agora conhecer alguns programas que substituem em funcionalidade os seus correspondentes no Windows, muitas vezes até superam.

Microsoft Office pode ser substituído pelo Libre Office

Quem nunca usou o Word, Excel e Power Point não é verdade? Estes programas estão enraizados na cultura do uso do computador pessoal.

Libre Office

No Ubuntu você o encontrará instalado por padrão no sistema,  o Libre Office é uma suíte completa com processador de texto (Writer), que é equivalente ao Word, um aplicativo para planilhas (Calc) que é equivalente ao Excel, um programa para apresentações equivalente ao Power Point (Impress), uma aplicação para banco de dados chamada Base, que é equivalente ao Access, há também o Math, que é uma aplicação para desenvolvimento de equações matemáticas; e também temos o Draw que é uma aplicação para desenhos vetoriais e desenhos simples que consegue abrir até formatos do Corel Draw, tudo isso de graça!

Cabe ressaltar que se for realmente necessário é possível utilizar o Office da Microsoft também no Ubuntu, como mostramos neste tutorial, mas a recomendação é você ter a mente aberta e abraçar as mudanças.

Para substituir o Adobe Photoshop temos o GIMP

Neste segmento de edição de imagem existem mais de um programa capaz de suprir as suas necessidades, como o Krita e o Pinta, mas de longe o melhor para mim é o GIMP (GNU Image Manipulator Program).

O Gimp é uma ótima alternativa ao Photoshop

Uso o GIMP praticamente todos os dias por causa do blog e do canal e não tenho nada a reclamar dele e olha que eu sou instrutor de Adobe Photoshop e acho o GIMP muito mais prático do que ele, especialmente no Ubuntu por conta da função HUD do sistema.

Com ele você pode manipular camadas, ferramentas de seleção por cor como a “Varinha Mágica” do Photoshop estão presentes, vários pincéis e filtros também, tudo o que você encontra no Photoshop você consegue encontrar no GIMP, me arrisco a dizer até que se você sabe mexer no Photoshop para aprender a usar o GIMP é uma mera questão de tempo até que você aprenda os nomes dos menus e ferramentas, a interface do GIMP é muito maleável e ele suporta muitos temas, então, na parte de edição de imagens você não vai ficar na mão.

O GIMP também é grátis e está na Central de Programas do Ubuntu.

Inkscape é a opção ao Corel Draw e ao Adobe Illustrator

Quando se trata de desenhos vetoriais também temos uma ótima opção, além do Draw que já vem com o Libre Office no Ubuntu talvez você precise de um programa mais completo e complexo, neste caso o Inkscape é a melhor escolha.

Uma ótima alternativa ao Corel Draw

Se você já usou o Corel Draw não vai sentir tanta diferença, o programa tem até ferramentas com ícones parecidos com os do Corel, talvez uma das diferenças na aparência seja que a paleta de cores fica na parte inferior por padrão, mas funcionalidade dele é a mesma, por exemplo, um clique com o botão esquerdo do mouse em uma cor adiciona a mesma ao objeto, com o botão direito aplica o contorno ao objeto com a cor selecionada.

O Inkscape é mais um programa grátis que você encontra na Central de Programas do Ubuntu.

Windows Movie Maker pode ser substituído pelo OpenShot

Quem gosta de fazer edições básicas de vídeo vai gostar muito do OpenShot, ele grátis assim como o Windows Movie Maker mas tem muito mais recursos que o editor da Microsoft, tem suporte a trilhas de áudio e vídeo, efeitos para vídeo e também construção de pequenas animações.

Editor de vídeo OpenShot

Se você quer editar alguns vídeos caseiros, fazer em DVD com fotos de uma viagem o OpenShot vai ser perfeito.

Vale lembrar que ele está na Central de Programas do Ubuntu e é grátis como todos que comentamos até agora.

Kdenlive um substituto a altura para o Sony Vegas e o Adobe Premiere

Quando se fala em edição de vídeo um pouco mais pesada, semi-profissional e profissional o Kdenlive é o rei, não tem pra ninguém, ele é o melhor editor de vídeos gratuito do mundo dentre todas as plataformas.

Kdenlive, melhor editor de vídeo para Linux

É ele que eu utilizo para editar todos os vídeos do canal do Diolinux, ele tem tantos recursos que ficaria complicado de listar todos aqui mas alguns deles são:

– ChromaKey

– Sobreposição de vídeo

– Filtros de áudio e vídeo

– Multitrack

– Tratamento de Cores

– Renderização com mais de 20 perfis diferentes entre muitas outras coisas.

É ideal para quem tem canal no YouTube ou para quem faz curta metragens por exemplo, se quiser editar um filme profissionalmente como Hollywood faz você pode usar o Lightworks em sua versão para Linux, o filme “Os lobos de Wallstreet”, foi editado com ele.

Navegadores de Internet

Pode ficar tranquilo você não tem o Internet Explorer como navegador padrão aqui, o padrão do Ubuntu é o Firefox, que é um ótimo Browser, mas você pode escolher entre muitos outros, dentre eles Google Chrome e Opera.

Firefox no Ubuntu

Você pode baixar o Google Chrome e o Opera pelos respectivos sites dos desenvolvedores, há ainda na Central de Programas do Ubuntu um software chamado Chromium que é semelhante, para não dizer igual ao Google Chrome, e por lá você também encontra uma série de outros navegadores.

Bloco de Notas no Ubuntu chama-se “Editor de textos” ou Gedit

Pode parecer estranho mas eu tinha problemas até com isso quando estava migrando, estava tão acostumado com o bloco de notas que chegava a utilizar o bloco de notas do Windows que vinha junto com o Wine, newbie, eu sei…

Gedit é o bloco de notas do Ubuntu

Essa aplicação já vem com o Ubuntu e você pode encontrá-la no menu do sistema, existem vários outros que você pode instalar mas se você quer um programa tão simples e útil quando o Notepad o Gedit é uma ótima opção.

Brasero e K3B não deixam você sentir saudade do Nero

O Nero é um dos programas mais famosos quando se trata de gravar CD/DVD/BLR no Windows, mas ele é pago e até tem versão para Linux se você quiser utilizar, mas o próprio Ubuntu já traz em sua instalação padrão um programa chamado Brasero.

Brasero no Ubuntu

Na verdade o próprio Ubuntu consegue fazer gravações sem necessitar abrir um programa destes, basta você colocar uma mídia vazia e copiar os dados para dentro dela, mas se você quiser um programa com as mesmas funcionalidades do Nero como fazer cópias de disco, fazer VCDs ou SVCDs, gravar áudio ou dados o Brasero está aí para isso.

Se você quiser mais controle sobre a gravação considere utilizar o K3B que está na Central de Programas, ele é um programa mais avançado e não tem uma interface tão intuitiva quanto o Brasero mas vale a pena testar.

Substituto para o Dreamweaver no Ubuntu?

Quem se aventurar em programar para Web, especialmente quem fez algum cursinho de webdesigner, aprendeu a fazer tudo se baseando no Dreamweaver, especialmente pela facilidade que o recurso WYSIWIG proporciona, ele permite que você faça as coisas de maneira gráfica e o programa faça o trabalho de gerar o código para você.

BlueGriffon, alternativa ao Dreamweaver para Linux

O BlueGriffon é a melhor alternativa ao Adobe Dreamweaver se você busca um editor de código que tenha essa funcionalidade de “What You See Is What You Get”. Mas se você pretende mesmo usar o Dreamweaver saiba que ele roda numa boa pelo Wine e pelo PlayonLinux, entretanto, permita-me lhe dar um conselho, não fique preso a programas, seja um profissional competente que não depende destas facilidades para produzir se você quiser seguir mesmo essa profissão, caso você seja um “programador esparso”, como eu costumo me referir a mim mesmo, vai fundo no BlueGriffon, outro que gosto muito é o Sublime Text 3.

ManyCam para Ubuntu? Conheça o Cheese

Esses programas para “brincar” com a WebCam colocando efeitos como bolhas, neve, fogo são muito divertidos, um dos mais famosos para o Windows é o ManyCam mas existem outros, inclusive o online e que também funciona no Linux, WebCam Toy.

Cheese para Ubuntu

Cheese é uma aplicação que também vem com o Ubuntu e permite que você tire fotos e grave vídeos usando a sua WebCam, ele possui aqueles efeitos legais para você se divertir à vontade, como vertigem, neve, fogo, água, certamente você não vai sentir falta de nenhum programa do Windows e ainda existem mais opções na Central de Programas do Ubuntu.

Jogos no Linux

Este é um ponto muito importante sem dúvidas, afinal games são para muitos usuários a coisa mais importante, recentemente a Valve lançou a sua plataforma Steam para Linux e com ela vieram mais de 600 games e esse número só tem crescido.

Games como DOTA 2, Team Fortress 2, Metro Last Light, The Witcher 2, Eurotruck Simulator, Minecraft entre muitos, muitos outros.

Steam do Diolinux

Preparamos um tutorial para te ensinar a instalar o Steam no Ubuntu, mas você pode simplesmente procurar ele na Central de Programas.

Existem outros lugares onde você pode conseguir jogos nativos de Linux, recentemente a plataforma GOG anunciou também suporte para Linux e eu inclusive já comprei um game por lá, o escolhido foi o famoso FlatOut 2, confira o gameplay abaixo:

Se você quiser ainda mais games você pode explorar a Central de Programas do Ubuntu na categoria de jogos, mas existe uma outra loja que permite que você instale mais games do que os que estão na Central de Programas através do repositório PlayDeb, veja mais informações neste artigo, nele descrevemos o funcionamento deste recurso.

Existem milhares de programas e milhares de alternativas

Independente de qual seja a sua necessidade você encontrará alternativas no mundo livre, como um recomendação especial gostaria de indicar este link do Wiki Ubuntu Brasil, nele você vai encontrar uma lista imensa de programas equivalentes, agora basta você se dedicar e querer de verdade migrar.

Um paraíso de emuladores

Além dos títulos nativos e jogos pelo Wine que você verá logo adiante, você pode jogar vários games de console usando emuladores, como Nintendo Wii, Game Cube, Super Nintendo, Nintendinho, PlayStation, PlayStation 2, Play Station Portable, Emulador de Android e em últimos casos emule o próprio Windows com o VirtualBox e o VMWare.

Angry Birds no Linux
Angry Birds de Android no Linux Mint

Veja neste artigo um super compilado de todas as maneiras que você pode jogar games no Linux.

Não tem o programa que eu quero!

Mesmo com a vasta biblioteca de softwares que o Linux possui pode ser que você precise “daquele” programa específico e insubstituível (será?), neste caso você poderá utilizar uma ferramenta chamada Wine e o seu utilitário PlayonLinux, com eles você conseguirá rodar jogos e programas de Windows no Linux, para você entender melhor o funcionamento do programa preparamos um vídeo com tudo o que você precisa saber para usar o alguns programas de Windows no Linux.

Hoje mesmo eu resolvi matar a saudade deste clássico:

Instalando GTA San Andreas no Ubuntu com Wine

Onde encontrar ajuda

Tenha em mente que é mais do que natural você ter dúvidas sobre o Linux, dúvidas sobre o Ubuntu, então vamos lhe dar algumas dicas de onde você pode ir para encontrar ajuda, existem vários lugares mas o que vejo mais atualmente são comunidades no Facebook e no Google Plus, como o nosso grupo, você pode entrar lá e tirar as suas dúvidas.

Existem também os fórums, cada distribuição normalmente mantém o seu, no caso do Ubuntu temos o Ubuntu Fórum Br, o Viva o Linux (para qualquer distro não somente o Ubuntu) e muitos outros, lembre-se de sempre pesquisar antes no Google quando ocorrer uma dúvida ou necessidade, é muito provável que a sua dúvida já tenha sido respondida, muito provável mesmo!

E com isto encerramos este artigo, espero que a maioria da suas dúvidas tenha sido sanada e que você esteja se sentindo mais tranquilo para fazer essa migração de sistemas, se você tiver alguma dúvida pergunte, existem várias pessoas por aí que estão dispostas a ajudar.

SEJA MUITO BEM-VINDO AO LINUX! CONTE CONOSCO! =)

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!