TutoriaisUbuntu

Escolha o melhor servidor para baixar os programas mais rápido no Ubuntu

Veja neste tutorial como fazer o Ubuntu escolher o melhor mirror para baixar os seus programas preferidos assim como fazer a atualização do sistema.

Escolha o servidor mais rápido para a sua localização

No Linux as atualizações do sistema são recorrentes, sempre tem algo novo sendo lançado e muitas vezes os servidores acabam se sobrecarregando um pouco e fazendo com que as pessoas tenham que esperar mais para fazer download de suas aplicações.

Outra coisa que pode acontecer no “quesito lentidão” é o servidor de onde você está baixando os pacotes ser em outro país, a milhares de quilômetros de onde você está, tudo isso junto faz com que você baixe os pacotes com uma velocidade menor.

Se você está pensando em utilizar o Apt-Fast saiba que realmente ele é uma ótima opção mas desta vez vamos falar de um recurso presente por natura no próprio Ubuntu.

Os servidores do Ubuntu

O Ubuntu tem “um” servidor principal mantido pela Canonical de onde todos os pacotes disponíveis para o Ubuntu estão hospedados, mas existem vários parceiros por todo o mundo que espelham “aquele” servidor, são os chamados mirrors (daí o nome), e no Brasil existem pelo menos 9, e em países vizinhos também existem alguns, de modo que baixar destes servers se torna mais rápido uma vez que eles estão fisicamente mais perto do que o server principal.

Como fazer o Ubuntu escolher o melhor servidor para a sua localização

Para começar abra o menu do Ubuntu e pesquise por “Programas e atualizações“, neste pequeno e útil aplicativo você pode configurar de onde o Ubuntu vai baixar os programas e atualizações.

1 – Clique em “Servidor principal” e depois em “Outro…

Escolha o Melhor servidor

2 – Na janela que se abrir clique em “Selecionar Melhor Servidor

Selecione o Melhor Servidor

3 – Aguarde a análise dos servidores

O Ubuntu irá escolher o melhor servidor para a sua localização

4 – O servidor melhor indicado irá aparecer, você pode clicar agora em “Escolher Servidor“.

Escolha o servidor ideal

Depois disso clique no botão “Fechar” e o Ubuntu pedirá para recarregar as listas dos repositórios (sudo apt-get update) apenas confirme e aguarde e você poderá usar o sistema normalmente.

Lembre-se que a qualidade do servidor depende muito da cidade em que você está e por vezes até mesmo da velocidade e/ou super lotação do servidor em questão de modo que em um determinado dia e local o melhor servidor poder ser a “opção A” e em outro situação pode ser a “opção B” então você pode executar esta pequena análise todas as vezes que for fazer um grande atualização no sistema ou quando for instalar um aplicativo que seja muito grande como um game que está na Central de Programas por exemplo.

Assim o procedimento de instalação/atualização do sistema fica muito mais eficiente.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!