Ubuntu

Notas Autoadesivas no Ubuntu, conheça as opções

Os melhores programas para você tomar notas no sistema do Pinguim

Semana passada estava trabalhando com um amigo meu que usa o Windows 7 e assim que ele ligou o notebook dele a tela tapou-se de notas do aplicativo de notas adesivas tradicional do sistema da Microsoft.

Apesar da aparente desorganização daquilo eu tenho certeza de que aquele tipo de aplicação é de extrema utilidade para ele e então pensei, qual seria a aplicação ideal para substituir os stick notes do Windows no Linux, no Ubuntu mais precisamente?

Então fiz alguns testes com alguns programas para chegar a uma conclusão melhor e agora apresentar boas alternativas.

Quem é das antigas deve lembrar que o Ubuntu vinha com uma aplicação de notas chamada Tomboy, que é uma maneira muito bacana de armazenar as notas e é certamente uma opção, mas ele, assim como o Gnote (aplicações de notas do Gnome) possui uma interface que tem, digamos assim, um passo a mais antes de criar as notas, diminui levemente a produtividade de criar as notas mas elas ficam mais organizadas, de qualquer forma, não é semelhante à aplicação do Windows.

Então encontrei uma aplicação chamada XPad que tem as mesmas características, você pode encher os seus desktop de notinhas e fechar o programa, assim que você abrir ele novamente elas voltam a povoar a sua área de trabalho.

XPad - Notas Adesivas para o Ubuntu

O Xpad ainda tem várias opções de configuração, você pode mudar a fonte dele, mudar a cor da nota também, assim você pode separar coisas urgentes por cor, usando a cor vermelha por exemplo.

 Clique para instalar o Xpad

Qual ferramenta eu utilizo?

Eu como qualquer outro mortal também utilizo notas para lembrar das coisas mas utilizo mesmo no Ubuntu a ferramenta do Google chamada Keep.

O Google Keep é ferramenta de anotações que muitos recursos e que possui sincronia automática com a nuvem do Google, você pode usar ele através do Google Chrome mas eu mostrei como usar ele integrado ao sistema, leia este artigo onde as coisas estão mais explicadas.

Vale lembrar que o Tomboy Notas também tem o recurso de ligar a um serviço em nuvem como o Dropbox e o XPad apesar de ser mais prático armazena as notas localmente.

Gostou da dica? Compartilhe! =)

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!