TutoriaisUbuntu

JOdin3: Como instalar o Odin no Ubuntu

Instale a versão Linux do Odin para flashear ROMs Android

O sistema Android da Google já tomou conta do mundo, neste ano teremos mais de um bilhão de dispositivos com Android ativados, e ultimamente o Android tem aparecido até em computadores, especialmente alguns modelos de All in One da HP.

Com essa popularidade e pela sua maleabilidade o Android despertou interesse de pequenos desenvolvedores que criaram versões customizadas do sistema para diversos modelos de Smartphones, o Fórum XDA Developers é famoso por ser uma referência quando se fala em desenvolvimento Android, existem muitas Custom Roms (que é como se chamam as versões customizadas do Android) que podem ser consideradas “profissionais” como a popular CyanogenMod.

Instalar novas versões do Android ( equivalente a formatar o seu celular e instalar um novo sistema) no seu Smartphone não é das tarefas mais difíceis, especialmente nos Smartphones da Samsung graças ao Odin, um software que permite o Flashing de Custom Roms nos dispositivos.

Eu mesmo já formatei o meu Samsung Galaxy Ace Plus pelo menos umas 12 vezes e sem o Odin as coisas não funcionam direito, o problema surge quando o Odin funciona somente no Windows, eu uso Linux, uso Ubuntu, e precisava instalar uma máquina virtual ou fazer um dualboot ou pegar um PC emprestado para fazer o procedimento, felizmente agora existe uma versão do Odin multiplataforma, o chamado JOdin3 é feito em JAVA e possui suporte total ao Linux.

Odin-for-Ubuntu

O JOdin3 tem as mesmas funcionalidades do Odin comum e funciona da mesma maneira porém para rodá-lo no Ubuntu (ou qualquer outra distro) você vai precisar instalar o JAVA.

Tudo o que você tem a fazer agora é baixar o pacote do JOdin3, para isso basta clicar neste link e baixar o arquivo com a extensão .JAR.

Uma vez baixado e com o Java já devidamente instalado basta você abrir a aplicação clicando com o botão direito do mouse e selecionando o Java.

Abrindo o JOdin3 no Ubuntu

Selecionando essa opção o Odin, ou melhor, o JOdin3 deverá se abrir e você poderá executar as suas funções normalmente.

Leia também: Como instalar uma ROM em praticamente qualquer Smartphone.

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 

@dionatanvs +Dionatan Simioni + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Usuários Linux – RS    Android World Brasil   

Canais no YouTube

Diolinux   Strondus Games  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!