NotíciasOpen source

Hospital de Passo Fundo – RS irá adotar o Ubuntu

Hosp. São Vicente de Paulo irá migrar 220 computadores para o Ubuntu

Mais um exemplo de que o software livre está avançando cada vez mais, e dessa vez em uma cidade vizinha a minha, aqui do ladinho de casa na cidade de Passo Fundo no Rio Grande do Sul o maior Hospital da cidade e uma referência na região no setor está migrando 220 máquinas para o sistema operacional baseado me Linux, o Ubuntu.

O valor de investimento para o projeto não foi divulgado mas envolveu a instalação do Ubuntu e o uso do Firefox e do Thunderbird como gerenciador de E-mails.

Segundo notícias até o momento cerca de 80 computadores já receberam a instalação mas ao todo 220 máquinas deverão receber o Ubuntu nos próximos dias.

Segundo o setor de T.I. do Hospital o critério para a seleção foi que o novo sistema de prescrição médica foi migrado para a web, de modo que o Ubuntu se torne uma alternativa altamente viável para isso, as demais estações se mantém com Windows XP por conta de softwares específicos.

O Hospital ainda declarou que o Ubuntu agilizou o trabalho da equipe de suporte, diminuindo o tempo de formatalçao e instalação de novos softwares, configurações de impressoras em rede etc.

Minha opinião

É muito bom ver este tipo de mudança acontecendo, isso mostra que os olhos estão abertos para novas possibilidades e que a migração não foi completa por conta de certos softwares, caso esses fossem substituídos possivelmente todo o Hospital adotaria o sistema.

De acordo com Dimitrius Campos, analista de suporte sênior do CPD do hospital, os computadores agora são configurados rapidamente. Antes era preciso instalar o Windows padrão e depois fazer todas as configurações, impressora, antivírus e programas em cada máquina.

“Além disso, o usuário final não consegue modificar o Sistema Operacional a ponto de comprometer o seu funcionamento, trazendo segurança e integridade às informações”, frisa Campos.

Fundado em 24 de junho de 1918, o Hospital São Vicente de Paulo possui 670 leitos e 25 unidades de internação informatizadas. A instituição possui Centro de Diagnóstico, Centro de Imagem da Mama, Banco de Tecidos, Hemoterapia, Centro Cardio Neuro Vascular, Centro Oncológico, Emergência, Maternidade e Transplantes.

Fonte

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 

@dionatanvs +Dionatan Simioni + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Usuários Linux – RS    Android World Brasil   

Canais no YouTube

Diolinux   Strondus Games  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!