KDEOpen sourceSoftwares

O Projeto KDEnLive está parado?

Software de edição de vídeo KDEnLive não está sendo desenvolvido

Não posso negar que fiquei um pouco chateado pelo atual estado de desenvolvimento do KdenLive, ou de não desenvolvimento no caso.

A notícia vem da Phoronix que observou que o desenvolvimento do KdenLive não recebe nenhuma atualização desde Abril deste ano, onde a versão 0.9.6 foi lançada, temos um tutorial muito simples aqui para você instalar essa versão no Ubuntu e derivados.

Parece que realmente o principal desenvolvedor, Jean-Baptiste Mardelle, abandonou o projeto ou pelo menos está “dando um tempo”, as ultimas modificações no software foram apenas correções de alguns bugs e uma pequena melhora da tradução, nenhuma grande novidade foi implementada, a Phoronix tentou entrar em contato com Jean-Baptiste e não obteve resposta até agora.

É muito importante que essa situação fique clara para que pessoas interessadas em manter o projeto e empresas que tenha a intenção de patrocinar o mesmo se manifestem, afinal um software como esse não pode ficar abandonado.

Espero sinceramente que o KDEnLive não acabe pois ele é um dos melhores, se não o melhor, editor de vídeo de código livre, se ele tivesse algumas lapidações certamente tem potencial para ser tão bom quanto o Sony Vegas pois a nível de funcionalidade ele já é excelente.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!