Mais de 400 novos Filtros para o seu GIMP
Design

Mais de 400 novos Filtros para o seu GIMP

Instale a coleção de filtros G’MIC no seu GIMP

Trabalhar com design usando Linux é possível mas muitos ainda torcem o nariz para trabalhos feitos com softwares livres, mesmo que o trabalho esteja bom parece que se ele não é feito com o Photoshop ele “não fica tão bom”, resumo esse discurso a duas palavras “pura besteira!”

O GIMP é tão bom quanto se não melhor que o Photoshop e prova disso são as extensões que pode ser instaladas, hoje vamos conhecer uma delas chamada G’MIC.

O G’MIC é um editor online de fotos baseado no GIMP, você pode acessar o site e aplicar filtros nas fotos por lá mesmo, mas o que vamos fazer é instalar o G’MIC dentro do GIMP.

Através dele você terá acesso a 487 filtros de imagem de todos os tipos, mas o que é um filtro de imagem?

As técnicas de filtragem são transformações da imagem pixel a pixel, que não dependem apenas do nível de cinza de um determinado pixel, mas também do valor dos níveis de cinza dos pixels vizinhos.

O processo de filtragem é feito utilizando matrizes denominadas máscaras, as quais são aplicadas sobre a imagem.

Bonito né? Mas não muito explicativo, para que você entenda facilmente um filtro é um “efeito” que se coloca sobre uma imagem, se você usa o Instagram eles estão presentes lá e você  já deve ter utilizado, aliás, praticamente qualquer App de fotos hoje em dia possui filtros, um dos que eu mais gosto é o Pixlr, tanto que um App dele foi incluído o Diolinux OS 2 LTS.

Voltando ao G’MIC…

Se você olhou o site lá em cima deve ter achado ele “não tão bonito” mas o que esses filtros fazem é realmente incrível.

Filtros G'MIC no GIMP

Os efeitos de se conseguimos através dele fazem o Adobe Photoshop ser dispensável, o G’MIC oferece uma plataforma completa de edições e filtros é como instalar um programa dentro do outro.

Instalação dos filtros G’MIC no Ubuntu e no Linux Mint

Para instalar vamos usar um PPA, abra o seu terminal e cole os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp
sudo apt-get update
sudo apt-get install gimp-gmic gmic

Mas eu uso outra Distro

Se você não usa derivados do Ubuntu você pode baixar o G’MIC por aqui para outras versões e sistema, inclusive o Mac OS e o Windows.

Para usuários do Debian existe uma maneira de facilitar as coisas e fazer com que seja possível instalar PPAs no Debian.

Até a próxima dica!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!